Ovodoação já é realidade no Brasil

~ ~

Cada dia mais as mulheres estão adiando o sonho de ser mãe. Seja por se dedicarem à construção da carreira ou por preferirem investir nos estudos e até na própria vida pessoal, a realidade da maternidade estava ficando cada vez mais difícil para àquelas que tinha passado dos 35 anos. Porém esse sonho voltar a brilhar na cabeça das brasileira com a possibilidade de poderem utilizar óvulos doados por outras mulheres.

Esse problema não consiste somente para as que optaram por começar a família mais tarde. Muitas mulheres possuem problemas de saúde que dificultam ou eliminam suas chances de serem mães naturalmente, daí a chegada dessa nova ferramenta de fertilização artificial tem ajudado, e muito, mulheres no mundo inteiro.

Não tão comum como a doação de sêmen, a doação de óvulos traz consigo ainda várias questões sociais a serem resolvidas. Desde da aceitação pelos pais de que seus filhos não carregarão seu código genético até a possibilidade de possíveis doenças genéticas que poderão vir com com o DNA de seus doadores. Tudo isso, porém, é esquecido quando a maternidade se torna realidade e as futuras mamães começam a sentir os primeiros sintomas da gravidez e principalmente quando o bebê ao se mexer no útero torna aquele sonho distante uma coisa real.

Hoje mulheres que possuem problemas como alterações cromossômicas que impossibilitam a geração natural de óvulos, que estão sofrendo de menopausa precoce ou aquelas que já estão em idade mais avançada e já entraram no processo da mesma, podem utilizar a técnica da doação de óvulos como uma alternativa de serem mães antes de optarem pela adoção.


O Brasil está dando um passo importante nessa área, contudo não temos ainda uma legislação vigente que regulamente o tema. A única que não é permitida é a venda dos óvulos. Ele deve ser doado, e de preferência anonimamente, e deve seguir algumas regras básicas de qualidade em relação à sua saúde.

A idade ideal para ser doadora é de no máximo 35 anos e os médicos devem comprovar de que ela tem uma boa quantidade de óvulos existentes naturalmente para que não cause nenhum problema pessoal na hora da coleta do material para aquela que se disporá a ajudar a futura mamãe. As doadoras devem estar cientes que deverão passar por um procedimento idêntico ao da reprodução assistida, ou seja, realizar uma estimulação ovariana com indicação médica, pois deve-se lembrar que esse procedimento não é isento de riscos à saúde da doadora.

Por questões morais e sociais, os especialistas pedem que as doadoras não sejam da mesma região, ou seja, que vivam em locais diferentes da receptora. Outra condição exigida pelos médicos no Brasil é que parentes não doar e cada doação realizada só deve ser utilizada em no máximo duas receptoras diferentes.

Durante a estimulação ovariana a doadora pode produzir muito mais óvulos do que irá utilizar e pode optar por congelar o restante. Para as tentantes à maternidade, o bom é que óvulos congelados também podem ser utilizados no processo de doação. As futuras mamãe tem acesso aos dados gerais das doadoras, tais como, doenças preexistentes e familiares, raça, cor dos olhos e resultados de exames que possam mostrar qualquer problema genético futuro.

Para saber mais informações sobre esse procedimento converse com seu médico sobre o assunto. Também já existem disponíveis na literatura material com capítulos dedicados à ovodoação.





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

4 comentários:

  1. oi,tudo bem? meu nooe é luciana tenho 26 anos quero ser doadora como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  2. oi,tudo bem? meu nooe é luciana tenho 26 anos quero ser doadora como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana, para saber mais informações é melhor buscá-las com seu ginecologista. Porque a ovodoação ainda é diferenciada em cada região do Brasil. Peça orientação a ele que te dará todas as informações certinhas. Por isso, que deixei no final do texto: 'procure seu médico para maiores informações.'

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Oie... meu nome é Lidiane, tenho 34 anos e estou aguardando o diagnóstico do meu médico, mas ao que tudo indica conseguirei engravidar somente com ovodoação em virtude da falência dos meus ovários. Gostaria de conversar com alguma mulher que fez uso da ovodoação para tirar algumas dúvidas...
    Obrigada

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML