Alivie os sintomas da TPM e da menopausa alimentando-se corretamente

~ ~


O corpo feminino vive em constante mudança. Desde que nascemos até o final de nossos dias, passamos por fases loucas que modificam, nós mulheres, não só fisicamente, como psicologicamente falando. Duas das fases mais complexas de mudanças por quais passamos são o início  e o fim do ciclo menstrual. Ou seja, a eterna briga com a TPM e o medo da temida menopausa. Mas existem pequenos truques que podem ajudar a aliviar os sintomas irritantes desse louco período exclusivamente feminino.

De acordo com dados divulgados por especialistas, pelo menos 80% das mulheres no mundo inteiro sofrem com a chamada Tensão pré-menstrual, a famosa TPM. E os sintomas variam de pessoa para pessoa, tanto em seu modo quanto em sua intensidade. Alguns dos mais conhecidos (e temidos) são: irritabilidade, ansiedade acentuada, cólicas, dores de cabeça e nos seios.

E quando chega a hora em que pensamos que o ‘tormento’ do ciclo vai nos abandonar ele se despede nos deixando completamente loucas. A menopausa pode causar palpitações, onda incontroláveis de calor, depressão, irritabilidade e até problemas de concentração. Como diria minha falecida avó: ser mulher às vezes é um saco!

Claro que não existe uma fórmula mágica para que a fase louca suma completamente, porém existem algumas coisinhas que podemos mudar no nosso dia a dia para que auxilie o tratamento tradicional. Devemos lembrar que em alguns casos é necessário tratamento tópico com exames e medicamentos específicos para cada paciente, mas modificar seu estilo de vida, e principalmente, sua alimentação, ajuda bastante.

Especialistas afirmam que consumindo determinados alimentos podemos aliviar alguns sintomas da TPM e da menopausa e até preveni-los.  Alimentos como aveia, pães, granola, frutas, arroz integral, verduras e legumes ajudam mulheres na faixa entre os 20 e 35 anos a controlar os sintomas da TPM, por exemplo. 

Esses alimentos auxiliam o corpo a produzir mais energia, coisa que essa faixa etária é comum ser gasta mais rapidamente por conta da vida agitada. Devemos lembrar também de ficar longe de certas coisinhas na hora de matar a fome. Evite a todo custo no período pré-menstrual uso excessivo do sal e condimentos fortes demais, como catchup, molho shoyu e inglês etc. Esses itens aumentam a retenção de líquido no organismo  causando grande desconforto e acentuando as dores de cabeça e nos seios.


O café e refrigerantes à base de cafeína também devem ser evitados. O excesso de açúcar também pode dificultar o processamento dos alimentos pelo organismo pioram as cólicas menstruais e causando possíveis cólicas estomacais. Nessa hora opte por consumir iogurte natural e frutas na hora da sobremesa. 

As mulheres que estão na ‘entressafra’ desses períodos, entre os 35 e 50, deve dar preferência aos carboidratos saudáveis, ou seja, carnes magras, ovos, queijos brancos etc. Grãos integrais ajudarão o intestino funcionar regularmente evitando crises de dores estomacais durante o período menstrual. 

O consumo de legumes, verduras e frutas, auxiliarão a reposição hormonal natural, controlando os níveis que estão em parafuso no organismo, assim como preveni problemas de pele, como acnes e cravos. Evite alimentos à base de farinha de trigo, classificados como carboidratos refinados, pois eles, quando consumidos em excesso por mulheres nessa faixa etária podem desacelerar o metabolismo e dificultar o controle do peso. 

Para àquelas que já estão enfrentando o final do ciclo de vida da menstruação e está preocupada com os sintomas da menopausa saiba que consumir alimentos à base de soja ajudam, e muito, a atenuar os incômodos dessa fase. Por conta de o organismo feminino diminuir a produção do estrogênio, a soja funcionada como um substituto natural desse hormônio, já que tem função fitoestrogênica.

E não é só a soja que é amiga da mulher na fase da menopausa. A linhaça, em suas diversas versões, é uma ótima produtora de estrogênio natural.  Outro amigo da mulher nesse período é o leite e seus derivados. Além de auxiliar no controle da reposição hormonal preveni a osteoporose.

Então, se está passando por aquela fase complicada do mês, ou da vida, lembre-se de cuidar melhor de sua alimentação. Isso fará bem não só para aliviar os sintomas desse período como lhe proporcionará uma vida mais saudável. Não se esqueça de visitar seu ginecologista regularmente e tomar os medicamentos necessários para que passe por essa mais tranquilamente. Afinal, ser mulher pode ser um saco às vezes, mas é bom demais (ainda mais sem crises de TPM).




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Um comentário:

  1. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 14/11 às 14h .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML