Zero, light ou diet?

~ ~

A geração 2000 é conhecida por ser a geração saúde. Daquele tipo que se preocupa mais com o corpo do que com a mente. São horas em academias, dietas malucas de todos os tipos, cirurgias plásticas, etc. Mas nessa onda de emagrecer a qualquer custo o consumidor comum fica sem saber a diferença dos principais produtos para controle de açúcar e calorias encontrados nas prateleiras.

Você por acaso sabe qual a diferença entre os produtos light, diet e zero? Não? Eu também não sabia e como descobri a pouco tempo que estou com resistência insulínica (um tipo de diabetes ao contrário – produzo insulina demais e glicose de menos), tive que aprender a controlar o que vou ingerir, e lá vai aprendizado.

Pois bem, a maior parte dos produtos que encontramos hoje vem com mensagens enormes em letras destacadas do tipo: zero açúcar, zero gordura, zero isso, zero aquilo... Mas será mesmo que é zero em tudo? Fora isso, vem correndo por fora, os velhos conhecidos light e diet. É para fazer qualquer um ficar maluco.

Antes de qualquer coisa devemos lembrar que produtos com especificações nutricionais diferenciadas são exclusivos para pessoas com algum tipo de doença previamente detectada ou que esteja em regime de emagrecimento controlado por médicos. Consumir esses produtos sem orientação médica pode fazer mal a saúde, portanto, tenha muito cuidado!

Muitas pessoas acham que os produtos diet são aqueles que possuem baixar calorias, e na maioria das vezes estão redondamente enganados. Um alimento que não contem açúcar, ou tem seu teor diminuído, não necessariamente tem sua média calórica baixa, ou seja, pode não ter açúcar (o que é bom para os diabéticos), mas contém altas calorias (o que não é ideal para emagrecimento).

Vamos ao exemplo clássico da paixão feminina: o chocolate. Um chocolate diet tem menor teor de açúcar em sua composição, mas continua “engordativo” do mesmo modo, pois sua quantidade de caloria não diminui por ter menos açúcar. Então isso não quer dizer que ele irá emagrecer você mais ou menos que um chocolate comum. No caso dos diabéticos, ele fará bem, pois o mesmo não pode consumir açúcar, mas as calorias não farão diferença na contagem de glicose.

Já os produtos classificados como Light são aqueles que tem uma composição diferente da tradicional. Isto é, contém menos calorias que sua versão original, mas também pode conter menos nutrientes, como gordura trans, cálcio, etc. Alguns pães light, por exemplo, contém menos gordura, mas não possui uma quantidade de calorias modificadas. O que significa que, ele terá o mesmo peso calórico que sua versão original. Produtos light são mais indicados para pessoas com problemas cardíacos e de pressão alta, pois necessitam controlar a quantidade de gordura ingerida pelo organismo em qualquer alimento consumido.

Mas aí chega o novo vilão da história. Ops! O novo amigo das prateleiras: os produtos Zero. Se um alimento é classificado como tal isto significa que ele é isento ou restrito de um determinado componente, que em sua versão original pode ser de alto teor numérico. Esse caso é muito comum nos refrigerantes, que cortam os açúcares de sua composição original tornando o produto menos calórico, mas isso não quer dizer que seja repleto de nutrientes e que não faça mal a saúde.

A confusão começa quando os produtos estão sendo classificados. Muitos que deveriam receber o selo de diet vêm com classificação light, de zero com classificação diet, e assim por diante. De acordo com as leis brasileiras não existe uma regra que estabeleça, por exemplo, a quantidade máxima de restrição em um produto light, por isso que na hora de registrar a classificação essa confusão vem a tona, deixando, nós consumidores, completamente perdidos.

A população também acaba confundindo os produtos zero e diet, achando que ambos não contém açúcar, por exemplo. E não é verdade. O produto diet é um produto original, ou seja, foi criado assim. Já o produto zero é derivado de algum já existente, e foi modificado para se adaptar ao novo mercado. Nos diets é obrigatório especificar os tipos de doenças para que são indicados esses produtos, como no caso da diabete, problemas coronarianos, pressão alta, etc. Já nos produtos zero, como não são originalmente fabricados para isso, essa obrigação de especificação não é obrigatória.

Os produtos light, por exemplo, não contém teor calórico modificado, por isso não é indicado para pessoas que estejam em tratamento de regime de emagrecimento. Isso ocorre muito no caso de compras de manteigas e margarinas light, elas não contêm gorduras, mas quantidade de calorias continua a mesma da original da qual foi derivada.

Não saia comprando por conta própria esses produtos. Procure um endocrinologista ou nutricionista para ter uma orientação melhor. Alguns produtos que você pensa que pode fazer bem para sua vida, na verdade podem estar causando um grande mal.




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

2 comentários:

  1. Realmente este assunto gera uma confusão mental!! Devidamente esclarecido aqui.
    Bjs Xará.

    ResponderExcluir
  2. E como xará! Quando a médica mudou minha alimentação fiquei maluca na hora de comprar tudo isso. Hoje é tanto diet, light, zero que ficamos zonza. O negócio é sempre pesquisar antes e ler todos os rótulos!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML