Como proceder quando você sofre uma queimadura em casa?

~ ~

Muitos não sabem como proceder em casos de pequenas emergências domésticas. Quem nunca queimou a mão enquanto cozinhava ou esbarrou sem querer no ferro de passar? Isso pode acontecer tanto conosco quanto com nossas crianças. E é nesse momento que fica a dúvida: o que fazer quando sofrer uma queimadura?

Bem, ontem, domingo, dia 23, eu sofri um pequeno acidente culinário. Resolvi colocar em prática meu “dotes” de cozinheira (que são péssimos rss) e eis que ocorreu um acidente. A panelinha com o óleo fervendo virou em cima da minha mão direita. Imediatamente eu dei um grito estonteante o que fez minha mãe vir correndo para saber o que tinha acontecido.

Ao chegar à cozinha ela me viu entocada no canto chorando segurando a mão. Perguntou o que houve e no mesmo instante que eu disse “me queimei” ela abriu a geladeira pegou uma garrafa de água gelada puxou minha mão para pia e derramou em cima. Não teve conversa. Foi na marra mesmo. Ficou ali molhando até a sensação de quentura passar. Assim que passou fomos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima de casa.

Ao chegar lá o médico de plantão perguntou do ocorrido e o que passei. Ao falar que só lavei em água gelada corrente ele disse que fiz a coisa mais certa em casos de queimaduras. Ele, muito calmamente, disse que o grande erro das pessoas é querer dar uma de médico e saírem colocando pasta de dente, Hipoglós e outros medicamentos caseiros a fim de melhorar. Mas isso só pode agravar o quadro.

Os procedimentos padrão de uma queimadura, seja ela qual for, é lavar em água corrente, quanto mais fria melhor, e procurar ajuda médica. O médico afirmou que aplicar qualquer coisa no local pode gerar problemas como quadros de alergia. No caso de crianças, por exemplo, que sofrem pequenos acidentes em escola, é comum os professores usarem pasta de dente, achando que irá esfriar a mão, mas isso pode reverter o quadro em uma dermatite de contato em cima da área já machucada pela queimadura.


Ele observou as mãos e disse que não criariam bolhas porque esfriei o local a tempo. Fez o teste com uma agulha para ver a sensibilidade local e receitou a aplicação de 12 em 12 horas de sulfadiazina de prata, um creme branco (parecido com pasta d’água). Ao pesquisar sobre o creme descobri que é uma pomada antibactericida que ataca o microorganismo chamado Pseudomonas aeruginosa, o principal responsável por causar infecções em queimaduras.

Além de proteger o local queimado contra futuras infecções possui função antifúngica e antiviral, auxiliando assim na cura mais rápida do local. É utilizado para o tratamento de pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau, além de prevenir ulcerações e infecções em quadros graves de feridas cutâneas.

Ou seja, não tente ser o “médico da família” na hora de um acidente ocorrer. Se queimou? Lave o local em água fria e corrente, depois que esfriar procure imediatamente atendimento médico. A minha queimadura foi leve, não chegou a penetrar na camada da pele, está apenas sensível e avermelhada. Mas poderia ter sido bem pior se eu tivesse tentando brincar de médica em casa. Aconteceu algum acidente, procure um especialista, afinal, você pode não saber se aquela pessoa é alérgica ou não algum tipo de alimento ou medicamento.




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

3 comentários:

  1. Ainda bem que não foi nda grave. Melhoras!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada xará... Tá melhorando já. Hoje já fui liberada a voltar a digitar :) Mas preciso colocar a pomada ainda até sábado de 12h em 12h. O problema é que ela mancha roupas O.o tô ferrada, já manchou uma camisolinha e uma fronha minha :(

    ResponderExcluir
  3. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 27/01/12 às 16h .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML