Ser feliz ou viver de aparência?

~ ~


O título abrange um tema que vem rondando muito minha vida ultimamente. Tenho pensando sobre isso e conversado com muitos amigos que passam por esse problema em seus relacionamentos. A vida moderna nos trouxe tanta coisa boa, mas também nos fez viver tão rápido que esquecemos de ser felizes por nós mesmos.

Quem nunca viveu uma relação de aparência que atire a primeira pedra. Todos já passamos por isso em algum momento da vida. Seja um relacionamento de dependência emocional ou financeira, em algum momento passamos ou passaremos. O negócio é que sempre tentamos encontrar nos outros uma forma de ser feliz e esquecemos que somente nós mesmos podemos resolver essa situação.

Na adolescência crescemos ouvindo (nós mulheres) que devemos buscar o famoso ‘príncipe encantado’. Passamos o resto da vida tentando encontrar esse tal ‘homem perfeito’ que esquecemos que a perfeição não existe e mergulhamos de cabeça em relacionamentos frustrados só para ter certeza de que um dia encontraremos o tal da perfeição. 


Pensando nisso, lembrei-me daquela velha frase ‘enquanto não acho o certo, me divirto com os errados’. Ledo engano. E passamos a vida inteira fazendo isso, saindo com as pessoas erradas porque achamos que não vamos encontrar ‘a pessoa certa’. O pior é que isso da ‘tal pessoa certa’ não existe. Esse enigma de loucura foi depositado ao longo de milhares de anos em nossas cabeças através dos tempos.


Nisso cresci vendo amigos e parentes vivendo relacionamentos completamente falidos somente pela aparência. Preferiam viver infelizes ‘juntos’ do que felizes ‘sozinhos’, porque assim lhes foi ensinado que  ‘tem que ser’. O tal famoso ‘casamento’ é um exemplo disso. Uma forçação de barra tremenda que nada mais é do que uma ‘prestação de contas’ à sociedade. Ninguém casa ‘porque ama a outra’, você casa porque seus pais casaram, porque seus avós casaram e porque assim eles te ensinaram que era o certo.

Com o tempo você descobre que o casamento nada mais que é um contrato de negócios e quando a paixão ou o interesse (seja ele qual foi o catalizador para a formalização) acaba, simplesmente sobram duas pessoas infelizes se ‘aturando’ porque tem essa necessidade interna de manter a aparência da situação. Mas por que fazem isso? Porque na concepção deles admitir que ‘escolheu’ a pessoa ‘errada’ é admitir pra si mesmo que falhou e que pode nunca mais acertar.

Hoje em dia não é difícil ver pessoas casando num dia e se separando em questão meses, semanas e alguns até em dias. Porque percebem que se juntaram pelo motivo errado. Você não deve começar uma relação com a outra pessoa achando que ela vai completar em você o que te falta. Relacionamento a dois não é complementação e sim soma de afinidades e divisão de responsabilidades. 

Quando se casam apaixonados então, pior ainda. O fogo da paixão (comprovadamente pela ciência de que tem prazo de validade de no máximo 18 meses) um dia acaba e só restarão duas pessoas amarguradas agredindo uma a outra. Os casais de hoje em dia não conseguem mais esconder essas diferenças, quando o fogo se apaga as diferenças se tornam reais e tudo acaba em divórcio. Mas ver isso acontecendo em casamentos mais antigos é muito difícil. 


Essas relações com os mais velhos são complicadas de se entender. Primeiro porque as mulheres de antigamente foram criadas para ficarem cegas a qualquer erro masculino, ou seja, se elas fossem traídas tinham que fingir que não viam porque era responsabilidade dela ‘salvar o casamento’. Mas, muitas vezes, elas esquecem que a culpa nos erros das relações pertence a ambos e não só a uma pessoa.

Quando notamos que uma relação não está bem, não importa se ela já dura dois ou 20 anos, o negócio é colocar na balança toda sua história. Ver os prós e contras. Lembrar-se do porquê você iniciou essa relação, verificar os bons momentos que viveu ao lado daquela pessoa (porque por pior que esteja agora em algum momento você viveu um momento bom), racionalizar as responsabilidades (principalmente para os relacionamentos em que existem filhos – porque, lembrem-se, eles não tem culpa da escolha de vocês), ponderar os sentimentos, verificar no fundo quem é você hoje e o que você realmente quer e só assim poderá se levantar e criar coragem pra seguir em frente.

Para que essas mudanças ocorram em nossas vidas devemos lembrar sempre que só quem pode nos fazer feliz de verdade somos nós mesmos e não os outros. Por esse motivo, caso você ache que sua relação realmente acabou não invente desculpas, crises, mentiras, traições, paixões infundadas ou qualquer outro método de fuga para cair fora. Levante a cabeça e se lembre de que você entrou nessa porque quis e tem que sair pelo mesmo motivo. Colocando sempre em primeiro plano que sairá de uma relação falida com duas pessoas para viver a verdadeira felicidade com o verdadeiro amor de sua vida: você mesmo.

Levante a cabeça e reflita. As emoções são ótimas companheiras e nos ajudam a conquistar muitas coisas, mas infelizmente temos que aprender que existem coisas na vida que precisam de uma dose cavalar de racionalidade para podermos acordar e viver e deixar de ‘sobreviver’. Todos merecem ser felizes, descubra o que realmente faz você ser feliz e corra atrás disso! Só depende de você.





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

3 comentários:

  1. Nossa... estou impressionada em como minha timeline está em sincronia!!! Fico muito feliz por isso!!! Acabei de conversar com um amigo no facebook sobre um tema muito parecido com esse!
    Esse seu artigo resume tudo isso que estávamos falando ainda pouco =)
    Sobre ser feliz, e como algumas pessoas tentam ser felizes creditando sua felicidade em outra pessoa... como se apenas isso fosse garantia de felicidade. Para ser feliz mesmo precisamos acreditar em nós mesmos... tem que partir de você e não de outra pessoa!

    ResponderExcluir
  2. É Cris... infelizmente o mundo é muito hipócrita. Muitas pessoas vivem dando conselhos pros outros 'serem felizes' e esquecem de seguir o próprio conselho... Infelizmente ainda não aprendera que ser feliz só depende deles mesmos. Obrigada pelo comentário e pela visita... beijão!

    ResponderExcluir
  3. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 18/10 às 12:00 hs .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML