'Só damos valor ao que temos, quando perdemos...'

~ ~

"Quando o medo nos faz perder oportunidades não sabemos onde nos esconder para esquecer". Tenho pensando vários dias em vários temas diferentes para abordar. Comecei vários textos, pensei em filosofar sobre a vida, comentar problemas que estão ocorrendo e por aí vai. Mas como num passe de mágica todo meu castelo de areia foi desmontado. Uma nova situação surgiu em minha vida e a minha mente não para de tentar encontrar o buraco onde eu errei nesse caminho.

O mundo é gigantesco, porém, muitas vezes parece tão pequeno quando certas coisas acontecem. Sejam lugares que vamos e temos a sensação de que já estivemos lá ou pessoas que cruzamos e que mudam completamente o rumo de nossa vida sem se quer percebemos que isso aconteceu. Mas diante de tudo isso o que mais mexe conosco é descobrir que perdemos oportunidades por simples medo de tentar, de arriscar. 

A frase que iniciei o texto me remete justamente essa sensação de fracasso (mais um para a coleção). Você se depara em situações tão complicadas que nem percebe que está nela. Você olha para o quadro e vê o todo e esquece que ele é feito de pequenos detalhes. Achamos que as coisas nunca mudarão, que as pessoas sempre estarão por ali e quando percebe tudo isso se torna fumaça voando pelos ares.


Quem nunca conhece alguém que mexeu com sua cabeça, abalou suas estruturas e que você olhava e gostaria que ela estivesse sempre ao seu lado? Acho que todas nós. Mas o problema é que vivemos em uma sociedade, e certa ou errada, aprendemos a seguir determinadas regras sociais para que todo andamento da chamada 'civilização' ocorra com tranquilidade. Por viver esse falso moralismo que cresceu conosco achamos que não podemos investir em certos caminhos e quando percebemos deixamos a oportunidade passar.


Fico pensando... E se eu tivesse falado algo? E se eu tivesse mostrado em um gesto. E os 'se' começando a se empilhar na prateleira do medo fazendo um muro gigantesco que nos faz fugir cada vez mais da realidade e da vontade de seguir nossos sonhos e desejos. Ficamos nos perguntando 'e se eu tivesse feito daquela forma' e 'se tivesse confessado'. Será que a visão do quadro geral teria mudado se eu tivesse dado mais atenção a esses detalhes? Esses pequenos detalhes...

Quando a verdade dura e difícil nos bate de frente é difícil não tentarmos encontrar defeitos em nós mesmas. Pensamos em milhares de coisas a fim de encontrar algo que nos dê um motivo concreto para não ter enxergado ou conseguido aquela oportunidade. 'Estou gorda', 'estou magra', 'sou alta demais', 'baixa demais', 'chata demais', 'nova demais', 'velha demais'... E por aí vai. Os nossos pequenos detalhes acabam se tornando uma imagem grotesca que assusta somente a nós mesmas.

Tem hora que enfrentar a possibilidade de receber um 'não' ou uma chamada do tipo 'você está louca' vale muito mais do que ficar no silêncio doloroso de observar as pessoas importantes em nossa vida à distancia. Não fazer nada por medo, falso moralismo ou o que quer que seja, nos impede de tentar algo novo, de descobrir que podemos construir algo diferente com pessoas diferentes. Mas quando não fazemos isso, quando não damos esse primeiro passo, outra pessoa chega e dá em nosso lugar roubando nossa oportunidade.

Queria que a vida tivesse uma borracha mágica onde eu pudesse voltar no tempo e apagar certos detalhes do passado que mudaria, de certo, meu presente. Porque sinceramente, é difícil sentar e observar quem desejamos com tanta força desejando e sendo desejado por outra pessoa que não sejam nós mesmas. Saber que estão sorrindo e que você não é o motivo desse sorriso. Saber que estão amando e que não é você quem está dando esse amor. Enfim, difícil observar que você teve a oportunidade de ser aproximar da oportunidade e que por medo, ou vergonha, simplesmente preferiu ficar de expectadora do espetáculo da próxima atriz principal da trama da sua vida.

Quero ter alguém
Que me faça acreditar
Que ainda existe um grande amor
Que me traga meu sorriso
Que o tempo apagou...
(Grupo Raça Negra – música 'Preciso ter alguém')






Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

4 comentários:

  1. Passando aqui para conhecer e prestigiar suas páginas.
    Gostei!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu site e do seu texto...
    Tente pensar que pelo menos vc esta enxergando que possibilidades passaram e ainda dá tempo de mudar algo em sua vida na maneira de lidar com o moralismo e com o que a sociedade espera e vc espera de si mesma e sobre as novas oportunidades que a vida sempre dá. O grande passo sempre é arriscar, arriscar um sorriso, arriscar uma conversa, arriscar uma atitude, são coisas simples que se perdem no caos que sempre se vive. Mas são qualidades de vida que por si só valem a pena mesmo sem qualquer espectativa...
    Sucesso amada beijos ;*

    To começando com meu blog se der me visita lá tb *-*
    http://edaifeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é minha amiga. É difícil né!! O coração tem razões que a própria razão desconhece.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Meninas, obrigada pela visita e pelos comentários. Sejam sempre bem vindas... Beijão!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML