Quero uma oportunidade, mas o mercado de trabalho sempre me diz 'não'

~ ~

Relutei muito para escrever sobre isso, mas lembrei de quando comecei a blogar, 12 anos atrás, que o espaço do blog era meu refúgio, minha terapia. Aqui relatava meu dia a dia e expunha meus sentimentos e confusões. Hoje tudo mudou, inclusive minha situação de vida. É difícil olhar para frente procurando uma estrada para continuar e perceber que todas estão bloqueadas por guaritas e quando você tenta passar dizem que você não pode.

Um tempo atrás vi um comentário da minha querida Marcia Ceschini no twitter sobre o sério problema que as mulheres acima dos 30 anos estão começando a serem tratadas como velharia sem importância para o mercado de trabalho. Hoje ter experiência não conta mais nada. Ou você é novinha e tem vários canudos na mão ou é burra e bonitinha e consegue as coisas por outros méritos. Ou seja, se você não tem mais 20 aninhos e não concluiu ou fez uma faculdade, esqueça uma boa colocação no mercado de trabalho.

Isso me incomoda e muito. Desde 2009 quando saí do meu último emprego 'de carteira assinada' tive que deixar muitos sonhos de lado, um deles foi a faculdade. Com dívidas pendentes e trabalhos freelancer para pagar as contas, 'me formar' ficou em segundo plano. Então quando começamos a correr atrás das 'oportunidades' levamos um sonoro 'não' porque não terminamos os estudos. Pior que nem procuram saber o porquê isso ocorreu. Não tem canudo, não presta. Esquecem que sem emprego não temos como 'pagar' para ter o 'canudo'.

Isso me leva a outro ponto do problema. Passei dos 30. Ok! Ferrou tudo? Nem tanto, mas em boa parte sim. Isso sem colocar na balança o fato de não ser esteticamente falando 'dentro dos padrões impostos pela sociedade atual' (o que nos tira muitos pontos na hora das entrevistas). Resumindo: não linda e magra, não terminei a faculdade, já passei dos 30, e o mais espantoso que ouço hoje em dia é que 'tenho experiência demais para o cargo pretendido'. Então me resumo a que? 'Vamos frilar...'

Nessas horas agradeço por não ter filhos para sustentar. Com certeza estaria ferrada, como dizia minha avó. 


A gente prepara o currículo com todo carinho. Coloca nossas experiências em diversas áreas. Mostramos que atuamos tanto em partes administrativas quanto naquela que pretendemos almejar. Que temos conhecimento e experiência, e que se estamos buscando uma vaga com salário não tão promissor é porque precisamos e não porque queremos nos exibir. Aí não posso concorrer as vagas de estágio porque não concluío curso (lembra o citado acima? - nem querem saber o motivo). Não posso ser contratada como 'profissional' porque dizem que não sou formada. Ou seja, O mercado de trabalha me classifica como 'eu sei demais, ou eu sei de menos'. 

Aí chega o fato quando achamos uma vaga perfeita. Lemos tudo o que falam sobre o que fazer. Tenho crises de risos de alegria quando cruzo com uma dessas. Vejo que sou capaz de realizar todas aquelas funções, sei que sou capaz daquilo e de muito mais. Só preciso de uma chance. Aí continuo lendo sobre a vaga e vejo o 'pequeno detalhe': perfil – mulheres até 25 anos. Ou seja, estou velha. Como se ficarmos mais velhas fosse sinônimo de que ficamos mais burras, menos competentes ou menos ambiciosas. Nada disso!

Sei que sou competente. Sei que sou capaz de realizar qualquer atividade. Já trabalhei em coisas que nunca pensei que pudesse trabalhar, até cemitérios. Fui de professora de ensino fundamental, operadora de caixa a secretária de presidência de empresas. Hoje sou velha demais ou experiente demais para ser 'operadora de telemarketing'. E olha que o salário não é lá grandes coisas, mas já é alguma coisa. Mas nem pra isso parece que quando passamos dos 30 prestamos mais. 

O que me entristece nesse mudo capitalista atual é que 'as mais bonitas' conseguem tudo, mesmo que não tenham experiência ou que tenham sido turistas na faculdade. Basta ter um corpinho bonito, abrir um sorriso e tudo conseguem. Se forem novinhas então, maravilha! Afinal, o mercado de trabalho acha que as mulheres mais maduras já se tornaram incompetentes só por estarem mais velhas. Fazer o quê...


Sei que tem horas que acabo sendo rude em algumas entrevistas, mas é porque me irrita quando fazem aquela cara de 'peninha' pra mim quando falo que tive que trancar a faculdade porque fiquei devendo e sem emprego não tinha como voltar e concluir o último ano. Não peço dinheiro. Não estou mendigando. Só quero que reconheçam que, só quero uma oportunidade para mostrar que posso e sei fazer meu trabalho com competência, assim como qualquer menina de 25 anos. Assim como eu fazia com os meus 25 anos. Não fiquei burra quando fiquei mais velha, pelo contrário, aprendi muito mais coisas. Evoluí.

É muito chato ver seus amigos saírem, viajarem, curtirem um monte de coisas que você gostaria de estar fazendo igualmente, mas que você não pode porque o pouco dinheiro que tem mal dá para pagar as contas. Mais chato ainda é ver pessoas sem nenhum conhecimento ou talento ocupando vagas que você tem certeza de que faria mil vezes melhor. 

Não quero um emprego com salário de milhares de reais. Quero uma chance de ganhar, até pouco, mas meu (e certo) o dinheiro que lutei e irei lutar todo dia para merecê-lo. Quero ter uma chance de terminar minha faculdade e de continuar estudando (pois quero sim fazer mestrado, doutorado etc). Quero poder dizer pra meus amigos que 'sim, vou sair com vocês no fim de semana'. Enfim, quero poder olhar para frente e fazer planos para o futuro, sonhar com filhos, com viagens, com estudos e muito mais. Concluindo... Quero poder chegar na guarita daquelas estradas da vida e ter a oportunidade de passar por ela de cabeça erguida...

Eu só quero uma chance de mostra que sou capaz... Acima de tudo para mim mesma. Porque vocês (do mercado de trabalho, os 'contratantes' da atualidade) nos fazem nos sentir como mulheres feias, incompetentes e sem valor. Isso tem que mudar...




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

5 comentários:

  1. Boa noite, Lindinha:

    Já passei por tudo isso, porém tenho um emprego que sou "bombril" e até a limpeza tenho que fazer..........é triste!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana

    Você tem toda razão, eu já vivi isso muitas vezes de não ter sido chamada por conta da aparência ou da minha pouca experiência, o que deu certo pra mim foi ter me saído bem nos estágios e ter sido indicada pelos colegas pra outras oportunidades.

    Uma coisa que me marcou foi que como eu não tinha experiência eu tinha mania de fazer cursos, num desses cursos conheci uma ex-professora da faculdade que me chamou pra participar de um projeto com ela, depois me chamou pra outros e assim fui caminhando, hoje reconheço a grande oportunidade que ela me deu, confiando no meu trabalho e na minha capacidade, através dos projetos dela conheci algumas pessoas que se tornaram amigas e que me ajudaram bastante na minha caminhada, nem pensava em concurso mas uma dessas pessoas que conheci era tão concurseira que me contagiou e eu acabei investimento nesse caminho.

    As vezes o que nos falta mesmo é uma chance, um empurrão, tudo que consegui na minha vida foi conquistado assim, até mesmo pra entrar no cursinho pré-vestibular, depois faculdade,os estágios e agora no emprego público, enfim, por todo o meu caminho profissional encontrei um empurrãozinho de alguém, alguém que me deu uma oportunidade ou alguém que me indicou pra uma vaga, talvez se não fosse isso eu jamais teria conseguido, porque por mais conhecimento e experiência que agente tenha se não derem uma chance, única que seja, pra mostrarmos do que somos capazes de fazer nada acontece mesmo, para os não-bonitos, fora dos padrões como eu (o que não é seu caso) sempre nos resta fazer do limão uma limonada, mas se ninguém nos dá esse limão para fazermos esse milagre fica tudo muito dificil.

    Mas sabe de uma coisa? Mesmo com tudo isso ainda acho que a fé em mim mesma e a persistência me fizeram continuar a luta, mesmo insegura e pouco confiante eu buscava e nunca desistia, pois lá no fundo eu tinha esperanças de que tudo melhoraria por que eu acreditava que era capaz e continuo acreditando, continuo encontrando gente que me julga pela aparência, me subestimando e achando que não sou capaz, não vou deixar que ninguém me convença de que minha aparência é um impedimento, estarei sempre lutando e mostrando para as pessoas que é gente competente e com vontade de trabalhar que faz as coisas acontecerem e isso não tem nada a ver com beleza ou idade.

    Desejo sempre sucesso a você e peço que não desista nunca de buscar suas oportunidades, se você acredita que é boa no que faz isso é o primeiro passo pra novas conquistas, jamais deixe de acreditar em si mesmo Ana, mesmo que o mundo conspire e queira que você acredite que não é possível mostre que elas estão erradas,mostre até para você mesma que estas pedras no caminho um dia serão escadas rumo a vitória.

    É isso, um abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  3. Meu mundinho louco... obrigada pelo comentário. Sei bem o que é ser 'bombril', fui muitooo durante minha vida profissional, e hoje acabo sendo um pouco tb... Tem hora que cansa viu... Mas melhor ser bombril e ter um ganho certo todo mês do que ser bombril e viver na incerteza de qto terá no fim do mês dentro da carteira....

    Aninha querida... amei seu comentário-testamento. Tipo os meus, qdo raramente comento nos blogs por aí... Vc falou bem, tem horas que acabamos desacreditando na gente de tanto não que levamos... Mas tb tem hora que cansa de levar tanto não sabe. Se eu fosse uma péssima profissional, nem ligava. O que incomoda é que sei que sou boa no que faço, mas o retorno financeiro que é bom neca... Assim fica difícil viver num mundo capitalista como o nosso que é movido a dinheiro... Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu que agradeço por você ter respondido o comentário....está nos meus favoritos.

    Um beijo, Elaine Lucas (http://meumundinholouco.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia!
    Entrei aqui por acaso, mas tudo tem uma razão de ser, pois bem, estou desempregada desde dezembro de 2012, e até então não recebi nenhuma proposta interessante e que no mínimo pague minhas contas!!! Estou pensando em ser taxista, isso se chama desespero, porque nem sei por onde começar, gostaria de uma sugestão a respeito, pois preciso trabalhar urgentemente......
    Obrigada por me deixarem postar nesse cantinho.
    Elaine
    meu email porque não sei se conseguirei entrar aqui novamente
    elainebela2009@hotmail.com

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML