Como fazer para reconstruir a confiança perdida?

~ ~


Tenho pensando muito nesse tema. Confiar. Uma palavra tão pequena, mas com um significado tão grande e um peso maior ainda. Tudo em nossa vida gira em torno de confiarmos em algo ou alguém. Seja no âmbito profissional, pessoal ou familiar. A confiança é a base de toda relação e projetos que temos ao longo da vida, desde o ventre até o dia da nossa morte. Mas como fazer quando alguém atravessas os limites e faz com que tenhamos menos ou nenhuma confiança nas pessoas?

Ao longo dos meus 35 anos de vida já tive muitas decepções que me fizeram perder a confiança em algumas coisa. Algumas em ambientes profissionais, quando a pior delas foi a falta de confiança em mim mesma. Outras quando se tratava de assuntos familiares, quando aquelas pessoas que você achava que deveriam lhe provar de mais confiança que ninguém são os primeiros a te machucar. Nas amizades, quando achamos que podemos contar com aquela pessoa no pior dos momentos e só aí vemos quem são os verdadeiros amigos. E claro, no campo sentimental, quando abrimos nosso coração para alguém com que estamos dispostos a dividir nossa vida e sonhos e esse usa nosso sentimento para proveitos pessoais.

Recuperar a confiança em si mesmo é uma das mais difíceis, porém, uma que com um pouco de trabalho conseguimos reaver com tal força que fica impenetrável para quaisquer decepções futuras. No ambiente familiar, por mais que nos magoe, sempre iremos relevar e continuar ao lado mesmo que a confiança fique abalada. Nas amizades seguimos em frente tirando de nossos caminhos aqueles que nos traíram e plantamos novos amigos pela estrada. Quando o assunto é o coração, por mais que tentemos esquecer as cicatrizes do passado sempre levaremos os aprendizados para as futuras relações, então como reaprender a confiar parar amar novamente?

A reconstrução da confiança é algo que não depende só de nós. O outro lado (aquele em confiar) também precisa demonstrar que merece receber esse sentimento da gente. Quando somos magoadas por aquele que convive conosco todos (ou quase) os dias, a tendência é irmos nos fechando para relacionamentos com medo de que tudo aquilo possa acontecer novamente. Mas não é impossível reconstruí-la. E essas coisas acontecem sem esperarmos. Quando menos esperamos esbarramos em alguém que teve os mesmos problemas que a gente, os mesmos medos e que também estão com a confiança abalada. Nessas horas é que percebemos que se um ajudar o outro a cumplicidade vai surgindo a cada dia, as afinidades, as risadas, a amizade e por fim, a confiança.


Mas isso não quer dizer que essa nova relação irá virar amor. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas já um novo degrau para que você esteja pronta para as novas fronteiras que for cruzar no futuro. A melhor forma de reconstruir a confiança é começar por você mesma. Perdoe-se por ter feito algo errado. Perdoe-se por ter analisado um pensamento diferente. Perdoe-se por ter feito escolhas que não tiveram um bom 'the end'. Enfim, comece a confiar em si mesma, e quando menos perceber estará confiando novamente nos outros. Mas lembre-se também, de não confiar cegamente. Por a única pessoa que merece confiança cega somos nós, mais ninguém.

Relações, sejam elas de amizade, familiares ou amorosas, devem ser baseadas em cumplicidade, afinidades, confiança e aí sim no amor e outros sentimentos. Se você não for cúmplice de quem ama, não conseguirá conviver com essa pessoa. Se você não tiver afinidades com os outros, não terão motivos para rirem e se divertirem juntos. Se não tiver confiança não conseguirá contar com ela nos momentos em que mais precisar. Porque o amor é o conjunto de tudo isso. O resto é o resto.





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

2 comentários:

  1. SOU 08 OU 8, PRA MIM NAOP EXISTE. SO VOLTA A CONFIANÇA EM SI MESMA

    ResponderExcluir
  2. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 25/10 às 14h .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML