Verão, jeans e Candidíase. Como se prevenir desse mal?

~ ~

Para começar o papo é bom deixar claro que a Candidíase Vaginal nem sempre é transmitida sexualmente, porém, em alguns casos, isso pode ocorrer. A Candidíase é uma das causas mais comuns de infecção do trato genital feminino. Transmitida por um fungo chamado Candida albicans, ataca a flora vaginal causando irritação da pele, inchaço, ardência ao urinar e corrimento esbranquiçado.

O fungo dessa doença habita normalmente a flora natural do órgão genital feminino, mas é o calor e a falta de respiração local que faz com que ele se prolifere e cause a doença em si. A Candidíase ocorre no mundo inteiro, e 90% das mulheres são ou serão infectadas pelo menos uma vez na vida, principalmente nos períodos mais quentes do ano, como o Verão.

Esse tipo de micose/infecção também pode ocorrer em outros locais do corpo, como a boca. Quando isso ocorre aparece a doença pela qual conhecemos por 'sapinho'. Ou seja, a Candidíase nada mais é que uma afta contagiosa, sejam nos órgãos genitais ou não. Em casos mais raros, como em pacientes portadores do vírus HIV (onde a imunidade é muito baixa), pode ocorrer infecção em órgãos internos.

Como já dito no início do texto, a Candidíase nem sempre transmissível pelas relações sexuais e tem um período rápido de manifestação, podendo ocorrer em um ou dois dias após o contágio. Afinal, o fungo já faz parte da microbiota normal da vagina e por esse motivo nem sempre o sexo é o responsável.

Várias coisas podem causar uma crise de Candidíase Vaginal, como por exemplo, o uso prolongado de anticoncepcionais, gestação, alguns tipos de medicamentos (como corticoides e antibióticos), doenças de baixa imunidade, diabetes, menopausa, higienização mal feita e reações alérgicas (como sabonetes, desodorantes íntimos, duchinhas medicinais etc). O uso excessivo de roupas apertadas e menos arejadas, como bermudas e calças jeans ajudam a proliferação do fungo, bem como o uso de calcinhas de material sintético.

A geração Jeans só piora a proliferação da Candidíase.
Em casa, solte-se! Ande sem nada por baixo!

A transmissão através das relações sexuais só ocorrem quando a mulher (portadora natural do fungo em sua flora vaginal) tem o chamado de Candidíase Recorrente, ou seja, quadros da doença mais de uma vez por ano, principalmente em períodos fora do Verão. Isso quer dizer que algo está errado em seu organismo, provavelmente está com alguma doença que abaixa sua imunidade e ajuda o fungo crescer. Nestes casos a mulher pode sim contaminar seu parceiro com a Candida e esse passa a ser uma fonte de contágio. Nesse momento é bom ambos os parceiros se tratarem em conjunto para que possam erradicar o problema.

Se a mulher só tem quadros durante os períodos mais quentes do ano, que seja pelo menos um só vez, não é necessário o tratamento em conjunto. Lembrando que durante o período de tratamento a relação sexual deve ser evitada até que toda flora vaginal volte ao seu pH normal, para que não aja o risco de transmissão para seu parceiro.

Mulher que já tiveram alguma vez um quadro de Candidíase não podem dividir roupas íntimas ou peças de vestuário que entre em contato com a vagina, mesmo que não esteja em período ativo da doença. Por isso, é sempre bom lembrar que não deve-se dividir toalhas de banho, lingerie, biquínis, calças ou bermudas jeans etc.

Para evitar o contágio ou a proliferação do fungo da Candida basta seguir alguns cuidados:
  • Faça uma higienização perfeita durante seu banho, preferindo a utilização de sabonetes neutros, de preferência sabonetes íntimos com agente regulador do pH Vaginal.
  • Ao comprar papel higiênico, opte pelos neutros sem odores. Se possível, quando estiver na rua e não tiver uma ducha para limpar, utilize lenços umedecidos íntimos.
  • Evite sentar em sanitários públicos, caso não consiga, utilize-se de proteção de tábua para utilizar o banheiro.
  • Fique longe das banheiras de uso público.
  • Não divida toalhas ou roupas com outras pessoas.
  • Seque bem o corpo inteiro, principalmente a região genital com uma toalha macia.
  • A higienização genital deve se iniciar da vulva para o reto e nunca ao contrário.
  • Opte por calcinhas de algodão, que permitem a respiração local. Quando estiver em casa aproveite para andar e dormir sem a calcinha.
  • Sempre que possível ferva as roupas íntimas para matar qualquer bactéria ou fungo existente, e lembre-se de passar a ferro todas as suas calcinhas, principalmente a parte que fica em contato direto com a vagina.
  • Evite o uso prolongado de meias finas feitas de nylon e de calças jeans, principalmente no Verão. Elas não permite a respiração natural da vagina, aquecendo o local e ajudando o fungo a se proliferar com mais facilidade.

90% das mulheres no mundo inteiro têm ou já tiveram
Candidíase Vaginal

Siga todos os cuidados e logo a irritação e o incômodo irão embora e você estará pronta para curtir seu corpo, o verão, seu parceiro e a vida com mais tranquilidade. O tratamento da Candidíase é  realizado com aplicações de cremes ou óvulos vaginais durante o período de sete dias, nos quais a relação sexual deve ser evitada para um melhor resultado.

E vocês meninas, já tiveram Candidíase? Como foi?





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

6 comentários:

  1. Claro, já tive sim, como a maioria. Foi em um período muito grande de estresse no trabalho, o que baixou minha imunidade e ai ...
    Mas como você expôs o tratamento e meu pedido de demissão resolveram o problema,rs.

    beijos Ana

    ResponderExcluir
  2. É Carlinha, esqueci de colocar no texto que o estresse também ajuda a baixar a imunidade do corpo, trazendo muitas doenças, como gripes, resfriados, pneumonias, e óbvio, a Candidíase.

    Resolvi relatar o caso, pois estou novamente em uma crise da pentelha. Todo ano no verão é fato. E ainda passei 2 dias em São Paulo dormindo na casa de amigos de calça jeans ou bermuda, pronto, foi fatal, isso foi na sexta e sábado e quando chegar em casa no domingo já está toda irritada. Hoje corri para a gineco e já estou com meu creminho que será aplicado hoje. Até o próximo final de semana já estarei livre desse fungo maledito rsss

    Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! já tive 4 crises de Candidíase, a primeira eu ainda era virgem (então realmente, ela não tem nada a ver com o sexo) mas muita gente leiga acha que sim e existe até um preconceito. É insuportável, a vontade é de cortar com a faca, rs.

    ResponderExcluir
  4. É Marjorie, nem sempre o sexo é o responsável. Mas é bom lembrar que uma vez em crise vc pode transmitir para ser parceiro.

    Eu já estou me cuidando para esse próximo verão. Eviitando o uso de calça jeans e usando sabonete íntimo diariamente para evitar a proliferação do fungo.

    Beijos e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana! Me identifiquei muito com seu texto. Em relação ao tratamento, procurei a gineco, e ela nao recomendou nenhum creme ou outra medicação. Só falou pra diminuir o uso de jeans, o que é praticamente impossivel no meu caso, pois preciso pra trabalhar. Entao nao sei o que fazer. Voce pode indicar o sabonete intimo? Oh coisinha chata!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, é bem chato isso mesmo. Eu pelo menos me livrei dela no último verão, mas nunca se sabe quando irá voltar. Bem, eu uso o Vasigil ou o Dove Íntimo, são os que mais gosto. Mas sempre que tenho crise no verão o meu gineco me passa ou creme ou óvulo (creme em formato de ovinhos) para cuidar e matar o fungo.

    Evito o uso prolongado de jeans no verão. Opto sempre por saias ou vestidos e quando chego em casa arranco a calcinha fora! Isso mesmo! Fico sem calcinha usando um vestidinho ou camisetão confortável. Assim a vagina respira e piora o quadro para proliferar o fungo (que ama lugar escuro e quentinho) :)

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML