Como saber se seu filho apanhou na escola?

~ ~

Não tenho filhos, mas já fui professora e sei como as mães ficam preocupadas quando seu filhos mantém comportamentos diferentes dentro e fora da escola. Essas pequenas mudanças de humor podem indicar que seu filho está sendo vítima de violência, seja ela cometida por adultos ou até por outras crianças. Mas como identificar esses sinais?

De acordo com os psicopedagogos, nem sempre é fácil identificar esses pequenos sinais de violência. Muitas vezes pensamentos que aquele arranhão na perna foi apenas de uma queda durante a hora do recreio ou quem a criança pode ter dado uma topada em qualquer cantinho pela escola e acabamos deixando para lá. Tudo isso porque nem sempre as marcas da violência na escola tem machucados visíveis, então os pais costuma achar que porque eles não estão com feridas, consequentemente não estão sendo abusados violentamente. O que é uma inverdade.

Um bebe que fica na creche, por exemplo, e é sacudido com muita força por aqueles que cuidam dele, não terão marcas físicas no corpo, mas isso não quer dizer que não sofreram algo tipo de violência física. Isso sem contar com os problemas comportamentais por violência psicológica. Alguns professores ou cuidadores tem o hábito de humilhar algumas crianças por serem agitadas demais, lentas demais ou até tímidas demais. Todos esses tipos de violência irão refletir no comportamento da criança em casa.

Quando seu filho que sempre gostou de brincar com o pai, tios e conhecidos adultos de repente começa a se esquivar de ficar sozinho com eles já pode significar que algo não está certo. Criança tende a se afastar da imagem de pessoas que lembre seu agressor ou então ir no caminho oposto, tornarem-se violentos com as mesmas, seja de forma física ou verbal.


Outro sintoma comum em crianças que sofrem algum tipo de abuso na escola refletido em casa é a mudança do sono. Elas costumam a ficarem mais alertas e qualquer barulho pode despertá-la. Eventos como pesadelos constantes, sonambulismo nunca antes visto, fala constantes durante o sono, também podem ser sintomas de que algo não vai bem.

Na hora de comer as crianças que sofreram algum tipo de violência também tendem a modificar seu comportamento. Ou elas começam a comer demais ou de menos. Fugir das refeições em família e preferir comer sozinho, principalmente para crianças bem pequenas, são possíveis sintomas de abuso. Elas optam pela solidão para não serem obrigadas a dividir esse momento íntimo com outras pessoas. Na maior parte dos casos, esses tipo de comportamento são ocasionados por violência durante a alimentação, onde são obrigadas a comer algo que não querem forçadamente.

Quando eles começam a chorar não querendo irem à escola, cursinho ou seja lá o que for é hora de dar atenção e tentar descobrir o porquê não estão interessados. Fique atento ao comportamento de seus filhos quando estão ao lado dos professores. Procure conhecer aquele que passa a maior parte do dia com ele. Não falte as reuniões de pais e questione sempre quando não concordar com alguma atividade proposta pelos docentes.

Na hora de chegar em casa, mesmo que seu filho tenha tomado banho na escolinha, faça questão de dar outro e verifique seu corpinho de forma lúdica à procura de machucados sem explicação, principalmente me locais estranhos, como nas costas, parte interna das pernas e dos braços. Questione ao encontrar os ferimentos, pergunte mesmo, sem medo, para eles como foi que esse 'machucadinho' aconteceu, lembrando de fazê-lo de forma calma e tranquila para não assustar ainda mais os pequeninos.


Exija dos professores que seja relatado na caderneta escola qualquer tipo de ferimento ocorrido com seu filho. Se algum que não foi relatado aparecer, será uma forma de você controlar o que está acontecendo com a criança. Converse com os responsáveis da escola para saber o que aconteceu. Na maioria das vezes são outros coleguinhas que o perseguem, e mesmo nessa situação os acontecimentos devem ser controlados e observados.

Antes de mais nada converse muito com seu filho, independente da idade que ele tenha. Fale sempre com calma e forma lúdica para criar um laço de confiança entre vocês e torne um hábito ao chegar da escola converse como sobre foi o dia da criança, assim ela ficará mais aberta a relatar qualquer evento diferente e prevenir qualquer aproximação violente de outras pessoas, sejam crianças ou adultos.

E se você tiver absoluta certeza de que seu filho sofreu qualquer tipo de abuso é seu dever denunciar às autoridades. Buscar orientação profissional para esses menores é imprescindível. Ficar de olho em mudanças de comportamento como ansiedade, agressividade (mesmo que verbais), desinteresse por atividades que gostavam de realizar antes, distúrbios do sono ou alimentares e medo sem explicação de se aproximar de adultos seguidos por crises antissociais.

Seu filho é seu maior bem. Cuide! Eduque! Preserve! Proteja-o!








Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML