Elas afirmam que Eles não querem mais namorar... Será verdade?

~ ~

Já tem um tempinho que venho conversando com várias amigas sobre os relacionamentos que tiveram nos últimos anos e a maior reclamação entre todas elas, independente da faixa etária em que estão é de que os homens de hoje em dia não querem nada sério. Algumas chegaram a falar que eles tem 'medo de namorar', por isso, optam por relacionamentos abertos ou lances de uma noite só. Mas, conversando com dois amigos meus psicólogos percebi que existe muita coisa nessa história entre não querer ou querer namorar sério.

Os profissionais falaram que tudo depende muito da fase em que o homem está vivendo e que a faixa etária e os antigos relacionamentos influenciam, e muito, o comportamento 'avulso' da atualidade masculina. Uns tem um puro e simples medo de se comprometer, e isso é mais evidente nos mais jovens entre 15 e 22 anos. O medo de 'juntos para sempre' assusta os meninos que estão começando a se descobrir e descobrir o que é um relacionamento amoroso, seus problemas, consequências e alegrias, por esse motivo, evitam a todo custo ficar com uma só pessoa, sempre usando a desculpa que de é 'novo demais para compromissos sério'.

Os homens da faixa entre os 23 e 35 anos são aqueles que já tiveram decepções amorosas anteriores e isso pesa, e muito, nos próximos relacionamentos. Se para nós mulheres, os 'exs' já são um problema, imagine então para eles como é. Apesar de acharmos que não, segundo os especialistas os homens de apaixonam muito mais facilmente que as mulheres, porém, não são tão 'evidentes' em demonstrar como nós. Por esse motivo é que quando um antigo relacionamento não acaba bem ele leva essa cicatriz um bom tempo na vida. E a pior delas é a 'dificuldade de confiar novamente'.

Além desses problemas comuns de medo e experiências passadas o comportamento de cada homem também influencia as decisões na hora do 'compromisso'. Ou eles são muito tímidos, ou muito inseguros, ou tiveram experiências na família que não foram positivas ou pura e simplesmente são imaturos. O ambiente e suas relações sociais também tem forte influência sobre a decisão final de quem e quando eles irão namorar.


Isso é muito evidente entre os mais novos, quando o grupo de amigos acaba decidindo quem é a menina que 'deve ser ou não' a namorada 'perfeita'. Na maior parte das vezes, essa seleção grupal é feito por estética e status, ou seja, eles escolhem as mais bonitas para que possam se sobressair sobre o restante do grupo. Uma forma de 'seleção' natural do macho, assim como na natureza. Quer demonstrar que é o 'melhor' ou mais 'poderoso'.

Conforme vão envelhecendo as prioridades vão mudando, e as necessidades também. Com a vida sexual mais ativa o homem passa a não escolher tanto pela aparência física, mas sim também pela compatibilidade de pensamentos. Para ele o sexo passa a não ser somente uma forma de prazer único, e sim algo que precisa ser dividido e somado. Começam a procurar mulheres mais independentes, inteligentes e trabalhadoras. Os homens na faixa dos 25 aos 35 tendem fazer escolhas, principalmente por mulheres mais velhas, pois consideram a experiência um charme a mais na conquista.

Já os homens que passaram dos 35 começam a buscar uma mulher para 'construir uma família' e não liga muito para outros requisitos, escolhendo quase sempre, as mais novas, pois acham que são 'melhores reprodutoras'. Aqueles que já passaram da faixa dos 40 são os que estão mais preparados para gerir uma relação amorosa mais estável, pois já vivenciou todas as fases de experimentação e sabe muito bem o que quer, e suas escolher não se baseiam mais em beleza física, inteligência, status social ou idade, a maior parte deles procura por compatibilidade de pensamentos e química.

Mas mesmo assim, muitos, independente da faixa etária ainda insistem em continuar na fase eterna do 'ficar'. Os psicólogos afirmam não saber ao certo o porquê dessa necessidade em homens acima dos 35, mas tem quase certeza que o medo e os antigos relacionamentos frustrados são peças fundamentais desse quebra-cabeça de 'namorofobia'. Uns usam argumentos de que ser solteiro é mais seguro e econômico, porque acham que um namoro quase sempre os levará ao casamento, que levarão aos filhos e despesas maiores, então fogem, por medo ou comodismo.


É difícil determinar se um 'rolo' seu pode ou não tomar um decisão sobre a relação de vocês, o legal é ficar de olho nos próprios sinais que o relacionamento vai te dando. Se ele nunca quis conhecer sua família ou nem fez questão de apresentar-lhe a dele; se ele prefere sempre sair sozinho no fins de semana para beber com os amigos a lhe conceder pelo menos um dia para ficarem sozinhos; se toda vez que vocês saem juntos ele te apresenta como 'amiga' e isso rola a vários meses... Amiga, querida... É melhor derramar lágrimas por alguns meses do que sofrer por muitos anos, não acha? Cai fora! Ele já te deu sinal de que não terão nada mais sério do que já tem.

Mas não esqueçam também que isso não é exclusividade dos homens. Hoje em dia com a 'inversão' dos papéis e com mais e mais mulheres independentes por aí, existem muitas que também tem aversão ou simplesmente insegurança de ter relacionamentos sérios. Algumas só de falarem a palavras 'casamento' já tem crises de 'alergia', não gostam nem de pensar em viver o resto da vida com um só homem. Assim como eles, os problemas podem ser os mesmos: medo, insegurança, imaturidade, relacionamentos passados problemáticos e mais um monte de outras bagagens que acumulamos ao longo da vida.

Por isso, se você ainda tá numa relação de 'chaveirinho' (aquela que você só serve para ser levada pendurada para as baladas ou pro motel), pense muito bem, se não é você que foge do namoro, e não o carinha. Vai que de repente ele até te deu sinal que de quer algo sério e você não deu atenção merecida e ele voltou atrás, não é? Boa sorte!





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

2 comentários:

  1. Adorei o texto, muito sábio. Mudou o lay out do blog, né? Ficou bacana. Parabéns, Ana! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu acho que tem muito homem sensível e bacana por aí que quer namorar sim. Resta saber escolher.

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML