Passei dos 25 e tenho acne, e agora, o que eu faço?

~ ~

Uma coisa comum entre mulheres jovens vem atacando cada vez mais as adultas. Hoje é normal ver mulheres acima dos 25 anos com acnes pelo rosto, mesmo que nunca tivesse tido durante o período da adolescência. Mas o que faz com que o corpo cause isso? Como prevenir? Como tratar?

Em mulheres mais velhas a causa mais comum das acnes são o estresse da vida atual e problemas hormonais. Uso excessivo de maquiagem sem sua devida retirada também auxilia para o aparecimento das mesmas. Mas afina, o que é a acne? Ela é uma doença que surge nas áreas que concentram maior número de glândulas sebáceas, principalmente no pescoço, rosto, região do colo e costas.

É uma doença inflamatória da pele ocasionada principalmente pelo aumento dos hormônios sexuais que desencadeiam um número maior de secreção do sebo nas glândulas sebáceas. Tudo isso em conjunto com o acúmulo de células mortas justamente no orifício do folículo pilossebáceo que acaba obstruindo o poro da pele e impedindo a saída do sebo.

Mas como na vida agitada de hoje podemos controlar essa fase 'adolescente' em nosso corpo adulto? De acordo com os dermatologista primeiro deve-se identificar onde e quais são os tipos de acne, afinal, sabendo sua origem é mais fácil combater a causa e prevenir o retorno. Quando elas aparecem principalmente no pescoço e na face é chamada de 'acne da mulher adulta' e sua origem se dá nos problemas hormonais. Então tratar somente com creminhos não irá resolver o problema. O negócio é consultar não só um dermatologista, como manter um acompanhamento clínico com um endocrinologista.


Claro que a limpeza da pele e o uso de produtos indicados pelo dermatologista irão auxiliar no tratamento, mas se a causa original não for tratada a acne será recorrente. Esse tipo de acne aparece principalmente em mulheres na pré-menopausa, menopausa e com problemas na tireóide. As grávidas também tem uma tendência ao aparecimento, mas se o nível hormonal durante a gestação for controlado devidamente as acnes podem nem aparecer.

O aumento do número de mulheres adultas com acnes tem assustado os profissionais, sendo que até o final da década de 70 somente 10% das mulheres acima dos 25 desenvolviam essa infecção dermatológica. Hoje o número subiu em mais de 30%. Tudo isso levando em conta a vida agitada, a falta de tempo, o estresse, o uso dos anticoncepcionais, que ao longo dos anos, ajudaram o corpo feminino a ter seus níveis hormonais descontrolados. E segundo pesquisas realizadas na Inglaterra, a tendê é que esse número suba em mais 12% até o final de 2015.

Para evitar o aparecimento delas em seu corpo é necessário lembrar que devemos limpar a pele, principalmente do rosto, diariamente. Nunca se deve ir dormir maquiada ou com qualquer outro produto na pele. A limpeza profunda deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Consultas regulares ao ginecologista e endocrinologista são fundamentais para verificar seus níveis hormonais.

Sempre que puder dê uma passada no dermatologista mesmo que não esteja com problema aparente. Consultas regulares ajudam na prevenção não só da acne como de outras doenças de pele. Ah! E os conselhos dados na adolescência ainda ficam valendo: não cutuque, não esprema, não aperte, não enfie nada nos orifícios. Tá incomodando? Vá ao médico!





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Um comentário:

  1. Ahhh esse é um problema que me incomodava! Perto dos 30,não é muito comum. Então a dermatologista além dos medicamentos, sabonetes, pomadas etc, me indicou o anticoncepcional... minha pele melhorou 90%!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML