Como fazer a mala corretamente para viagens de curta duração?

~ ~

Em breve estarei viajando por três dias e me deparei com um problema que não só eu, como a maior parte das mulheres também, tem na hora de sair de casa para viajar: o que levar na mala? Em pesquisas aqui e ali fui pegando dicas de pessoas que costumam viajar sempre a trabalho e que estão acostumadas a ter sempre a mala pronto para qualquer emergência.

Antes de qualquer coisa é bom você saber como é o clima do local para onde irá. Afinal isso vai priorizar o tipo de roupa que deverá ser colocada dentro da mala. Se for quente camisetas e vestidinhos leves, assim como sandálias baixas não podem faltar. Já se o clima for o friozinho convidativo das serras jaquetas, casacos, meias e botas são itens necessários na hora de fazer a mala.

Uma dica unânime entre as pessoas que vivem viajando a trabalho por períodos curtos é o tempo que se deve arrumar todo o aparato. Comece pelo menos cinco dias antes da data marcada de embarque. Assim você não esquecerá de colocar nada que seja importante dentro da mala. Nesse período você ainda poderá mandar lavar roupas que queira levar e está sujas, consertar bolsas ou acessórios que precisem de reparo, comprar maquiagem ou itens de higiene para compor sua necessaire.

Aí é hora de pensar qual o tipo de mala você irá utilizar: mochila, saco de viagem, mala pequena, mala grande, bolsa de viagem? Quando você optar pelo formato será mais fácil decidir o que caberá ou não dentro dela. Uma coisa contada por todas as pessoas com quem conversei foi usar obrigatoriamente a regra de três. Isso mesmo! Parece estranho, mas vou explicar o que é: nunca leve nada além do que 3 itens de cada coisa. Seja ela qual for: roupa, sapatos, itens de higiene, maquiagem, joias, casacos, etc. Assim você nunca deixará de levar algo importante e não ficará com a mala pesada com itens que nem serão usados.


Se você vai a um lugar pela primeira vez é natural que queria comprar bugigangas de lembrança. Por isso, escolha uma mala um pouco maior do que o normal, levando a mesma quantidade de coisas que levaria na menor. Assim você terá espaço para colocar as tralhas de viagem que comprar no meio do caminho.

Agora colocando as coisas dentro da mala. A primeira coisa é passar todas as roupas antes de colocar para dentro. Assim elas ficarão mais compactas e você terá mais espaço para enfiar coisinhas pequenas. Os itens mais pesados devem ir sempre no fundo da mala: calças jeans, casacos, pulôver, etc. Lembrando sempre de intercalar a colocação das peças, ou seja, uma invertida à outra.

Os terninhos devem ser guardados do lado do avesso e desabotoados para não aumentar o volume e tirar espaço. Opte por camisas, vestidos e camisetas que não amassem com facilidade e ao chegar no hotel coloque-as penduras logo no cabide. Quando for tomar banho lembre-se de levar os cabides com as roupas para dentro do banheiro, pois o vapor da água quente ajuda a tirar os vincos das dobras feitas dentro da mala.

As camisas, vestidinhos e camisetas virão logo acima das roupas pesadas. Na hora de empacotar os sapatos lembre-se de colocá-los em sacolinhas plásticas para que o solado não suje a roupa durante o transporte. Na hora de montar a necessaire lembre-se de escolher joias coringas, ou seja, aquelas que vão bem tanto a noite quanto de dia, assim você levará menos itens de penduricalhos na viagem.

Itens líquidos ou cremosos devem ser embalados individualmente em sacos plásticos antes de serem colocados na necessaire. Assim, caso virem durante a viagem não correrá o risco de derramar e manchar roupas ou acessórios. Se você é mulher, óbvio, ficará preocupada com a cabeleira. Para não ter que levar secador e similares dentro da bolsa, procure saber se o hotel onde ficará dispõe desses objetos, caso tenha evite levá-los, mais espaço na mala você terá para outras coisas.


Os sapatos, meias e bolsas virão por cima das roupas, de preferência espalhados de forma que deixem espaços para necessaire e outros itens pequenos. Joias de valor, máquinas fotográficas, gravadores, filmadoras, notebook e netbook, devem ser levados na bagagem de mão. Isso também serve para medicamentos que você tenha necessidade de utilizar na viagem. Não coloque esses itens dentro da mala para ser despachado, principalmente se a viagem for de avião.

Não esqueça de colocar na necessaire escova de dente e creme dental, escova e pente, embalagens pequenas de xampus e condicionadores, desodorante, perfume, batom, lápis de olho, sombra e pó, de preferência em mini kit de maquiagem. As mulheres não podem esquecer de incluir absorventes íntimos de sua preferência, afinal não querem correr o risco de ficar na mão e ter que correr atrás de uma farmácia no meio do passeio não é?

Não esqueça de listar todos os objetos que está levando para conferir na hora de refazer a mala no dia de ser retorno. Evite tirar todas as roupas que não necessitem desamassar da mala, assim fica mais fácil de guardar tudo na volta. Os sapatos devem ser retirados e colocados em frente a mala para melhor visualização e controle. Não esqueça de etiquetar sua mala com nome, endereço e telefone para contato e o nome, endereço e telefone de onde você ficará hospedado, caso alguém ache e abre a bagagem para identificação, afinal, infelizmente desaparecimento acontecem, esse é um dos motivos de não deixar itens de valor dentro dela.

Welcome Igrejinha, welcome! =D
Nos veremos em breve!

Na sua bolsa de mão não esqueça de colocar carteira, celular e carregador, dinheiro, cartões de crédito, bloco de anotação, mapa ou livreto de roteiro da cidade que irá visitar e os objetos de valores. Viagem de preferência com uma bolsa grande e caso queira levar uma menor para uma eventual saída a noite, coloque-a dentro da mala. Assim poderá levar tudo o que é de valor em suas mãos durante a viagem.

Então, agora é mãos à obra e boa viagem! Pelo menos para mim! Em breve conto onde eu vou e porque!




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

6 comentários:

  1. Bem, depois dessa minuciosa aula, estou louca pra que pinte uma viagem! Vc me deixou com água na boca, com vontade de botar o pé na estrada...rs
    Que vc tenha uma bela e proveitosa viagem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Menina nem fala... tô contando as horas... dias... segundos... tá chegando!!! Dia 31 embarco aí venho contar tudo aqui!

    ResponderExcluir
  3. Olà ,vou viajar para Italia .Estou com várias dúvidas.Quero saber quais produtos e acessórios de beleza e higiene pessoal que eu deveria levar ???????Em conta que lá na italia ,possa ser mais caro ou que realmente ,seja dificil encontrar .Pois eu li em alguns lugares ,que as européias em geral não são tão vaidosas e quase não se depilão ou não fazem a unha na manicure.Sendo que quando vc encontra é muito caro .
    BIG HUG

    ResponderExcluir
  4. Nossa ajudou muito eu, nesse fim de semana vou viajar, sempre levei muitas malas, agora ja fiz a minha, só de uma mala pequena, e uma bolsa de mão.

    Obrigado mesmo ! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quantas dicas interessantes.Parabéns!!!
    De tanto viajar e preparar malas, montei um vídeo de como montar uma mala compacta e leve. O link http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI
    Pode ajudar suas leitoras!!!
    Beijos,
    Cristina Marinho

    ResponderExcluir
  6. Cristina obrigada pela visita e pela dica! Salvei o vídeo nos favoritos depois irei vê-lo com calma :) Seja bem vinda sempre! Estou preparando novos posts é que a vida tá corrida e agitada nesse fim de ano rsss

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML