Até onde vai a importância da aparência na hora de 'arrumar um marido'?

~ ~

Bem essa pergunta me veio à cabeça depois de conhecer, sem querer, o blog Comportamento & Consumo do grupo SENAI/CETIQT. Especificamente a matéria feita pelo Marcelo Ramos, onde ele entrevistou a antropóloga  Mirian Goldenberg sobre como é vista a aparência no mundo atual.

Comecei a engolir cada letrinha do texto do Marcelo e do estudo da Mirian e fui percebendo que, infelizmente, muita coisa dita lá é total realidade. Marcelo citou uma matéria do Jornal da Globo (de 30 de março) que citava o valor da aparência. Isso mesmo, o valor financeiro da forma física humana nos tempos de hoje.

Tudo isso levou o autor procurar a antropóloga Mirian. Isso porque ela é autora de um livro (que já li e recomendo) muito especial sobre esse tema, 'O corpo como capital: gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira' (2007), que ganhou uma reedição em formato revista em abril deste ano. Essa nova edição do livro eu ainda não vi, mas após ler o texto de Marcelo e ver a pequena inclusão sobre o tópico 'capital marital' no livro que já era ótimo fiquei tentada a correr atrás.


Mirian cita na entrevista dada a Marcelo no blog que em uma pesquisa realizada em dois grupos de mulheres, aquelas que eram magras, bonitas e com aparência jovial tinha inveja do segundo grupo, de mulheres com aparência não tão bela, gordas e com idades mais avançada. Onde a inveja morava? Simples! Como nunca ninguém percebeu isso antes (inclusive eu, tive bons exemplos entre amigas íntimas) não sei dizer. As magrinhas e belas se incomodavam porque não conseguiam estabelecer um relacionamento marital (ou seja, um casamento), por um longo tempo, enquanto àquelas que eram consideradas 'feias' pela sociedade, gordas e mais velhas, mantinham casamento que duravam cerca de 30 anos.

Na entrevista dada à Mirian uma das magras revelou que 'sempre teve muitos namorados, mas que nunca conseguiu manter um companheiro', e que por isso, sentiu inveja da outra que tinha um relacionamento feliz por 30 anos, coisa que a beleza da outra nunca lhe permitiu usufruir. Esse é o tema do livro da Mirian.

A bela não conseguiu usufruir do companheirismo, pois o corpo tem sido tratado nas últimas décadas como moeda de troca. Isso mesmo. Os homens 'desejam' ter as mulheres belas ao lado por status, poder, bons relacionamentos profissionais e 'N' outros motivos que não o amoroso. Porém, quando precisam, necessitam de um relacionamento verdadeiro, não conseguem enxergar isso com uma mulher excessivamente bonita, pois ela seria motivo de cobiça dos outros homens, e acabam então se envolvendo, e apaixonando-se por aquelas mulheres que são consideradas 'comuns' ou 'sem graça' pela sociedade. Afinal, elas estão fora do foco do desejo, e por isso, não são moedas de troca ou favores.

O texto da entrevista de Marcelo com a Mirian é gigantesco. Vale a pena dar uma lida em tudo lá e também, se conseguir, comprar o livro. Eu, deixo aqui a pergunta no ar: será que realmente vale a pena fazer qualquer coisa para ter uma aparência 'socialmente' aceitável para conseguir qualquer coisa, até marido?






Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

2 comentários:

  1. Oi Ana,

    Gostei do post! Eu concordo: para conseguir e manter um relacionamento, atitude importa muito mais que beleza. Atitude e auto-estima.

    Beijos,

    Bela - A Divorciada

    ResponderExcluir
  2. Não resisti e acabei escrevendo sobre o mesmo assunt! Qdo tiver tempo, vai lá! Adorei o tema, vc está coberta de razão. Precisamos escrever mais sobre isso.
    http://realvalor.blogspot.com/2010/08/o-valor-das-relacoes.html
    Bjs

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML