'Paixão antiga sempre mexe com a gente'?

~ ~

De tempos em tempos sempre fico tocada com alguma música. Seja ela atual ou antiga elas mexem comigo de uma forma que não saem da cabeça além de reativarem memórias esquecidas. Esses dias parece que os anos 80 voltaram ao meu redor: músicas, cheiros, gostos, texturas e pessoas. E nessas idas e vindas eis que reencontro coisas, e alguém, que foi muito importante no meu passado.

Foi só cruzar o caminho dessa pessoa que instantaneamente minha mente viajou no tempo e uma música teimou em tocar em seu interior. Música essa escrita por Marcos e Paulo Sérgio Valle, eternizada na voz do inesquecível Tim Maia: 'Paixão Antiga', do álbum 'Carinhos' de 1988. Automaticamente ao rever essa pessoa as palavras da música ressoavam dentro da minha cabeça me enlouquecendo como um martírio sem fim. E fiquei com a pergunta na mente: será mesmo que uma paixão antiga sempre mexe com a gente?

Na letra dos irmãos Valle (autores da Bossa Nova clássica 'Samba de Verão') eles traduzem um sentimento muito difícil para homens e mulheres de forma quase realística e natural. 'Paixão antiga sempre mexe com a gente é tão difícil esquecer. Basta um encontro por acaso e pronto começa tudo outra vez...' Quando ouço, ou lembro, desta parte da música viajo no tempo para começo dos anos 80 e lembro da minha primeira paixão (Manuel Luís), e fico pensando sempre no 'se'. Se eu tivesse concretizado a paixão platônica, se eu tivesse dito sim anos depois quando ele veio ao meu encontro, se eu tivesse me dado uma chance... Se isso, se aquilo...

Não podemos voltar no tempo e nossas antigas paixões (boas ou ruins) sempre estarão conosco em nossos futuros relacionamentos. Isso é algo que não dá para fugir, apagar ou fingir que não aconteceu. Somos frutos de nosso passado. Aprendemos com ele a recomeçar, nos reerguer e não cometer os mesmos erros (nem sempre dá certo, mas tentamos). Por isso, quando cruzei com uma antiga paixão minha (e paixão de verdade não tive muitas) tudo volta à tona: sentimentos, medos, frustrações, erros, acertos, dúvidas e porquês.

Isso não quer dizer que vou tentar viver do passado, mas sim que ao relembrar desse passado posso tentar fazer um futuro melhor. Quem sabe não cometer os mesmos erros. E até mesmo, quem sabe, ver que a história que pensamos estar perdida para sempre, na verdade estava apenas adormecida esperando que amadurecesse. Dizer que não fiquei balançada, que minhas pernas não tremeram, meu coração não disparou, que não suei de nervoso seria negar a mim mesma que nunca fui apaixonada por aquela pessoa, e isso sim seria uma mentira.

Sendo verdade ou mentira, real ou imaginário. Ilusão ou completa desilusão, não importa. Se realmente eu nunca esqueci essa velha paixão e que tivesse chance de reacender aquele fogo eu faria? Não sei. Só sei que os irmãos Valle estavam certos ao afirmar que 'basta um encontro, por acaso, e pronto... Começa tudo outra vez...'

Acompanhe a letra, e o vídeo na voz do Tim, e me diga se concorda ou não com o fato de uma paixão antiga conseguir tirar você do rumo em que está na atualidade.




Paixão Antiga - Tim Maia
Composição: Marcos e Paulo Sérgio Valle

Paixão antiga sempre mexe com a gente é tão difícil esquecer
Basta um encontro por acaso e pronto começa tudo outra vez
E vendo você meu coração parece que vai saltar
Pelo meu corpo, saudade em todo lugar
E eu sem disfarçar te como com meu olhar
Foi bom demais, não tinha que acabar
Meu bem, quando eu te vi, tudo voltou e eu compreendi
Que te amo, quero, adoro sempre mais
Deixa o coração te seduzir, não dá mais pra disfarçar
Deixa o sentimento decidir, já é hora de voltar





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

5 comentários:

  1. Lindo texto, querida! Paixão é complicado, né? Bem, sempre tento vivê-las. Mas não sei, se houve algo que mexeu talvez não tenha sido paixão e sim amor. Amor sim dura muito tempo. Não deixa o amor passar de novo não. Se bateu algo, viva! Amor de verdade é algo tão raro hoje em dia...Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ana:
    Ah, paixão antiga, sempre mexe com a gente...
    Levei anos para ficar mais menos sensível a estas belas músicas que um dia foram minhas preferidas...
    Um belo texto para um assunto muito difícil de ser deixado onde ele precisa ficar: no passado.
    Parabéns!
    Anny.

    ResponderExcluir
  3. Haaaaaaaaa.hoje namoro um rapaz a quase 2 anos,inclusive deixe meu ex por ele,mas.......confesso a voces que minha antiga paixao amor sei la oque é meu ex,nao consegui esque.lo INFELIZMENTE POIS ELE ME FEZ SOFRER MUITO

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler esse texto, adoro essa música... Amo uma pessoa que conheço há 32 anos, fomos colegas de escola, namoramos, casamos, o destino nos separou por causa da carreira profissional dele... Depois de separados nunca tive a oportunidade de dizer a ele que eu faria tudo outra vez e que adoraria passar o resto da minha vida ao lado dele se ele assim também quisesse.

    ResponderExcluir
  5. Eu fui apaixonada por uma mulher. Éramos as melhores amigas e eu nunca disse nada pra ela até mesmo porque não tinha coragem de dizer nem pra mim mesma que estava de 4 por outra fêmea. Um dia ela tocou meu braço e eu senti um choque de prazer pelo corpo inteiro... mas nunca disse nada.Ela era mal casada e extremamente comprometida em manter a sua família unida (tinha 3 filhos) além de ser uns 15 anos mais velha que eu, ah pra completar, nós duas éramos amigas de ... igreja,kkk. Hoje sou casada, amo meu marido profundamente. Anteontem ela me ligou, quer que eu volte a frequentar a igreja. Me deixou agitada, nem imaginava que eu ainda pudesse amá-la mas eu ainda amo, embora não a queira mais. Vou amar pra sempre mas não quero mais jogar nem ser a namoradinha platônica de ninguem. Sim paixão antiga mexe com agente e por isso que eu vou pedir a ela que nao me ligue mais. Tenho meu amor e é com ele que eu vou...

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML