Sua casa pode te matar! Cuidado!

~ ~

Os tempos não são mais os mesmos. O que antigamente era rotina, comum, virou motivo de pânico e medo entre a população. Tudo que sempre fazíamos em casa, e que aprendemos através das gerações passada parece ser errado, imoral e, pasmem, pode matar você. Estou falando das nossas rotinas domésticas do dia-a-dia. O limpa-limpa da casa que antes era algo que fazíamos roboticamente hoje é o principal alvo dos especialistas de saúde e vigilância sanitária.

Quem nunca viu o "Dr. Bactéria" no Fantástico nos domingos à noite? A cada programa que passa minha mãe entra em pânico e começa a querer mudar tudo o que sempre fez durantes anos. Eu acho que algumas coisas são extremamente exageradas, mas outras realmente tem seu fundo de razão. Falo por consciência, e experiência, de uma pessoa alérgica, e totalmente preguiçosa na hora de "arrumar" minha "bagunça organizada".



Que os micro-organismos estão por aí à espreita esperando para nos atacar, isso é mais que óbvio, mas também existem coisinhas que podemos fazer no dia-a-dia para que eles fiquem bem longe da gente. Esses pequenos moradores silenciosos de nossas casas podem trazer problemas gastrointestinais, alérgicos e até respiratórios. Desde de uma pequena infecção que achamos não ser nada, até uma crise de tosse, saiba que podemos estar sendo atacados por esses "vizinhos" inconvenientes (e penetras).

Uma coisa é certa: eliminar de vez todas as bactérias, fungos micróbios de nossos lares, e nossa vida, é simplesmente impossível, já que a maior parte deles é completamente invisível a olho nu. Porém, podemos impedir a proliferação deles por todos os cantinhos da casa. Com dicas práticas e rápidas, podemos manter nossos "parentes indesejados" bem longe da gente e "conviver" na paz com esses pequenos (grandes) monstros.

Um dos grandes vilões dos lares no mundo inteiro (e também da minha rinite) é o "senhor" ácaro. Eles se escondem principalmente em locais abastados por poeira. Portanto, tapetes, carpetes, cortinas, colchões, travesseiros e roupas de cama que não são limpos, ou trocados constantemente podem, e muito, gerar um pequeno-grande exército de comedores de pele humana.

Para que isso seja evitado, deixei sempre o ar circular dentro de sua casa. Mesmo nos dias de chuva. Nunca fique em um ambiente completamente trancado (mesmo se você é um viciado em ar-condicionado). Procure, pelo menos uma vez por dia, abrir as janelas para que o ar circule por entre os cômodos. Troque a roupa de cama semanalmente e os tapetes, carpetes e cortinas pelo menos uma vez por mês.

Não use travesseiros por muito tempo. Se o seu melhor amigo das noites de sono está ao seu lado por mais de dois anos é hora de trocá-lo já (#pensamentointerno: viu Ana?? rs). Isso também é válido para edredons, cobertores e bichos de pelúcia. Como são objetos de difícil lavagem constante devem ser eliminados e trocados por novos sempre que puder para evitar o acúmulo de poeira internamente e, consequentemente, dos ácaros.

Lembro quando o "Dr. Bactéria" disse que de 20 a 25 % do peso dos velhos travesseiros não passam de ácaros vivos, e mortos (=O). Resultado: estamos com um harém e cemitério, ao mesmo tempo debaixo de nossas cabeças todas as noites. Incrivelmente nojento!

Nas velhas aulinhas de ciência no colégio já aprendemos que mais de 80% da poeira acumulada em nossas casas é totalmente formada de pele humana descartada. Isto é, a sujeirada toda que varremos todos os dias são pedacinhos mortos de nós mesmos. Podre! Eca!

Aquelas pessoas que "amam" os aspiradores de pó devem ter um tremendo cuidado na hora de comprar e limpar o coitado. Aqueles que possuem filtros não tão eficientes devem ser evitados logo na compra. Seguir a risca o prazo de troca do filtro exigido pelo fabricante é algo extremamente importante. O mesmo ocorre com os "paninhos de chão". Eles devem ser trocados pelo menos a cada 15 dias depois de muito uso. O acúmulo de resíduos químicos, como detergentes, água sanitária e outros produtos de limpeza podem, e muito, afetar a sua saúde.

Uma das coisas que deixou minha mãe extremamente neurótica depois de assistir o "Dr. Bactéria" foi a utilização errada das esponjas de cozinha. Ela, que sempre trocava depois que a bicha estava caindo aos pedaços, ao ver a reportagem que nela vivem milhões de bactérias, entrou na neurose semanal de troca-troca de esponja (confesso que é engraçado quando ela não encontra uma nova no mercadinho para comprar e entra em pânico total rs). O "Dr. Bactéria" falou para trocar a esponja pelo menos uma vez por mês, mas a minha neurótica mãe, troca toda semana (haha).

Outra neurose foi com o famoso paninho da pia. Agora ele fica no varal para secar, porque, segundo o "Dr. Bactéria" em cima da pia os "vizinhos indesejados" podem viver até 48 horas nos paninhos molhados e resolver se mudar para as panelas, talheres, copos, e outros utensílios mais que vivem em nossa cozinha.

Aqui em casa outra coisa que foi totalmente abolida após a geração "Dr. Bactéria" foram os talheres e objetos de madeira. Tudo para o lixo, literalmente. Segundo o biomédico, as fissuras que são criadas com o tempo de uso são moradias ótimas para os "amiguinhos" microscópicos. Ela trocou por uma tábua de plástico, aí descobriu que ela também cria fissuras. Não preciso dizer que ela no momento anda louca atrás da tal tábua de vidro para cortar os alimentos não é? Haha

Enfim, são "N" coisas que fazem mal a nossa saúde e nem sabemos. Por isso, na próxima vez que você for, por exemplo, comer uma frutinha que deixou em cima da mesa por mais de duas horas lembre-se que elas podem estar cheias de "amiguinhos invisíveis".




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

2 comentários:

  1. Oi, passei pra conhecer o blog e desejar bom dia
    bjss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Parabéns! se puder de uma olhadinha em meu blog ;)http://gargalhandopordentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML