Como organizar sua vida

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A vida anda agitada e você está sem tempo para arrumar suas coisas pessoais? Não entre em pânico! Organizar nossa vida nem sempre é fácil, mas isso não quer dizer que é impossível. Com pouco tempo e alguns itens básicos você consegue colocar sua casa e escritório em ordem sem perdes os cabelos.

O grande problema de hoje em dia é que temos muitas tarefas acumuladas, e isso acaba dando a impressão que as 24 horas nunca serão suficientes para realizarmos nossas coisas do dia-a-dia. Mas tomar as rédeas de nossa vida só cabe a nós mesmas. Já pensou como seria bom abrir o guarda-roupa sem tudo dentro dele caia em cima de você?

E achar aquele CD preferido no meio da confusão diária da casa? Impossível? Não... É fácil organizar sua vida sem fazer muito esforço, basta você se programar antes. O "deixar acumular" é que faz com que a vida se torne uma catástrofe ambulante. E cabe somente a cada uma de nós pôr um fim nessa tsunami pessoal. Por isso, planejamento é tudo! Seja amiga das tabelinhas e organize seu dia, sua semana, seu mês e até seu ano antecipadamente.



Antes de começar coloque no papel as suas prioridades. Veja realmente o que é mais importante para você: pagamento de contas, relatórios atrasados, roupas jogadas pela casa, etc. Quando descobrir isso separe tudo por ordem de importância. Divida sua tabela semanal em itens urgentes, itens importantes e os itens circunstanciais. Ou seja, os urgentes serão aqueles que o tempo para ser executado já acabou e está deixando sua vida de pernas para o ar, como: contas atrasas, trabalhos escolares ou do escritório pendentes, exames médicos de prioridade necessária, etc.


Quando chegar na hora de separar os itens importantes dê atenção para aqueles que tenham o foco em retorno pessoal ou profissional, como: finalizar um trabalho, começar um curso, estudar, fazer as compras para a casa, etc. Já na parte dos circunstanciais entram os itens que podem ser feitos depois que não trarão qualquer tipo de consequência mais grave se tiver um pequeno atraso, como sair para comprar um roupa nova, lembrar de trocar a cortina da sala, etc.

O mais importante é você ter consciência do seu tempo real. Você é uma só pessoa, e se você estuda e trabalha, e ainda tem marido e filhos, já sabe que o trabalho é dobrado e o tempo curto, por isso tente ser mais realista possível e organize seu tempo com os pés no chão sem criar muitas "aventuras".

Se você trabalha em casa organize seu espaço de trabalho o mais rápido possível. Mesmo que sua rotina de "escritório" seja dentro de seu lar ela deve ser devidamente separada do lado pessoal de sua vida. Misturar tudo só vai trazer mais confusão. Comece organizando a mesa, o computador, os documentos, as pastas e fazendo uma agenda de horários para que você tenha uma rotina diária como se estivesse trabalhando fora. Evite ter em seu ambiente de trabalho objetos que não vai usar de cara. Itens usados esporadicamente só amontoam as coisas e deixa um ar de desorganização no ambiente, confundido você mais ainda.

Aproveito o novo ano chegando e compre uma agenda. Se quiser, pode optar por uma agenda on-line ou programinhas que fazem a mesma função. O importante é ter um espaço organizado para anotar todas as prioridades daquele mês: datas de vencimento das contas, dia de dar banho no cachorro, horário de sentar com os filhos para ajudar na lição, etc. Uma agenda bem organizada faz milagres! Mas para que isso dê certo você deve lembrar se checá-la diariamente. Para não esquecer que tal colocar um lembrete na porta da geladeira?

O relógio deve ser seu amigo e não seu inimigo. Ficar ligada na hora irá ajudá-la a se organizar melhor. Saber que horas tem e que horas que tem que realizar determinada tarefa é primordial para que sua agenda transcorra sem qualquer problema. Lembre-se de deixar espaço aberto para os famosos "imprevistos", porque querendo ou não eles acontecem, e como acontecem.

Se você não trabalha com "mídias sociais" deixe o bate-papo no msn, orkut e twitter para suas horas vagas. Por mais prazeroso que seja, o tempo perdido nessas conversas poderiam render um ótimo espaço na agenda. Se você trabalha com essas ferramentas, saiba separar o que é profissional do pessoal. Mantenha, se possível, um perfil para cada coisa. Não misture as bolas: trabalho é trabalho e pessoal é pessoal.


Organize seu dinheiro! Faça uma planilha financeira no excel ou use qualquer programinha de economia doméstica para controlar seus gastos. Saber quanto entra e quanto sai é importante não só para as empresas mas para o nosso lar também. Tenha pastas organizadoras para guardar recibos e comprovantes de pagamentos. Assim quanto precisar estará tudo a mão.

Quer deixar tudo arrumadinho no seu devido lugar? Fácil... Escolha caixas organizadoras e mãos à obra! Ela te ajudará a deixar tudo em ordem em casa e no trabalho. Você poderá guardar os brinquedos das crianças, roupas para passar ou lavar, papeis para reciclagem, revistas, livros e muito mais. Hoje em dia existem caixinhas de todos os modelos e tamanhos, e são todas bem baratinhas. Não precisa comprar aquelas de luxo. Uma boa caixa de papelão revestida com papel de presente já dá conta do recado e ainda terá um visual bonito em casa ou no escritório.

Tire um dia da semana para organizar o guarda-roupa. Separe a roupa que tem que lavar, passar ou consertar. Compre separadores de gavetas para deixar as roupas íntimas organizadas. Faça uma limpa nos armários pelo menos uma vez por mês e aquelas roupas e sapatos que não lhe servem mais podem ir para doação. Faça um "combinado" na família: a cada roupa nova comprada pegue duas antigas e separe para doar para quem precisa. Assim seu guarda-roupa nunca ficará entulhado e você ainda ajudará as pessoas necessitadas.

Ante de dormir deixe sua manhã pré-organizada. Separe a roupa que for usar logo cedo. Verifique se tudo o que precisa está dentro da bolsa. Arrume as mochilhas e os lanches das crianças. Enfim deixe tudo pronto antes para não perder tempo logo na hora mais corrida do dia. Assim você evita o corre-corre e as roupas espalhadas pelo chão pelo troca-troca na hora das combinações.

A faxina precisa ser agendada sempre. Tire uma hora do dia para fazer a limpeza básica e separe um dia na semana ou no mês para a faxina mais pesada. Evite deixar para "varrer no dia seguinte" aquela sujeirinha que caiu no chão da cozinha hoje. Quanto mais deixar para depois, mais sujeira irá se acumular e o trabalho na hora de limpar será dobrado. Nunca deixe a louça do jantar para ser lavada junto com a do café da manhã, evite a lotação da pia na cozinha, deixe-a organizada para quando você acordar.


Escolhe um dia para fazer suas compras no supermercado. Fazer compras diárias, além de estourar o orçamento, atrapalham sua rotina do dia-a-dia. Vá anotando tudo o que precisa para comprar de uma só vez. Veja o post sobre como fazer compras inteligentes.

Quer fazer um curso? Ir a academia? Com sua vida organizada isso é possível. Se você conseguir colocar tudo dentro de seus horários estipulados, verá que sobrará um tempinho só para você. Isso além de prazeroso é necessário para você equilibrar seu corpo e mente para a próxima agitação diária.

Reserve um tempo para você, seu amor, familiares e amigos. Viver só de trabalho não dá. Lembre-se de organizar sua agitação da vida para os dias da semana e deixe o final de semana reservado para o lazer. Planeje aquela praia, teatro, cineminha, passeio no parque com as crianças. Deixe tudo organizado assim você não irá se perder no tempo, ou marcar dois compromissos no mesmo dia.

Use sempre a regra do "usou, guardou". Se você guardar todos os objetos que utilizar logo após seu uso, nada ficará fora do lugar. O mesmo acontece quando está fazendo comida, lembre-se de não acumular milhões de panelas e potes em cima da pia. Terminou, lave logo. Assim você nunca terá uma casa de pernas pro ar e objetos que nunca sabe onde estão.

Não esqueça de incluir na agenda a hora de se alimentar. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo só ajuda o corpo a perder a forma. Comer besteirinhas o dia inteiro faz com que você engorde e perca a vontade e o ânimo de realizar coisas novas. Respeite sua hora do almoço e do jantar sempre. Eles devem ser lembrados e nunca esquecidos.


Não faça nada apressado só porque alguém lhe pediu. Se você precisa entregar um trabalho na faculdade ou um relatório no escritório e acha que não dará conta dentro do prazo previsto, converse, negocie. Melhor pedir mais tempo para executar do que realizar um trabalho mal feito, não é?

Organize seu tempo, sua vida, seus prazeres e suas paixões. Assim você nunca ficará perdida e ainda achará que as 24 horas do dia foram tão proveitosas que parece ter sobrado tempo até para aquele cochilinho.




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2 comentários:

  1. Oi Ana, vim te desejar um Feliz Natal e um ano novo maravilhoso, cheio de ótimas realizações! Que eu possa, através da maravilha da internet, continuar tendo acesso ao teu carisma e tuas opiniões.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Realmente,obrigada pelas dicas!
    =D
    Me ajudaram muito!
    Parabéns pelo blog( que por sinal é mui bonito)

    abraços.

    ResponderExcluir

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