Você sabe o que é Hipotireoidismo?

~ ~

Muitas pessoas têm problemas glandulares e nem sabe. Eu fui diagnostica aos 14 anos com Hipotireoidismo e faço tratamento desde então. Mas muitos não sabem o que é, nem como se desenvolve essa doença e como conviver com ela. Então vamos falar um pouco sobre nossa tiróide?

Bem, a tiróide é uma é uma glândula endócrina que fica no pescoço, e muito importante para o funcionamento do organismo. Ela é responsável liberação de hormônios que regulam os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que estimulam nosso metabolismo e, que juntas, asseguram todos os processos bioquímicos de nosso organismo.

Ela é responsável pelo desenvolvimento e funções de órgãos vitais, como o coração, cérebro, fígado e rins. Além disso, ela pode interferir no crescimento infantil, na regulação dos ciclos menstruais (o que aconteceu comigo), na fertilidade feminina, na memória, na concentração e no controle emocional. As disfunções tiroidiana ainda são responsáveis por grande parte do ganho de peso nos pacientes, causando graves casos de obesidade mórbida, que pode ser fatal.

O hipotireoidismo é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição na produção dos hormônios da tireóide. Na maioria das vezes ele é causado por uma inflamação, que os médicos chamam de Tireoidite de Hashimoto (a que eu tenho), e essa é uma doença auto-imune. A doença se manifesta através de um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide.

As doenças auto-imunes são falhas em uma, ou mais, divisões funcionais do sistema imunológico, chamado de autotolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de auto-imune. As mais conhecidas são: a diabetes mellitus tipo 1, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e artrite reumatóide.

Mas como eu posso identificar que tenho isso?


O hipotireoidismo demonstra sintomas que muitas vezes são confundidos com outras doenças. Assim como a maioria das doenças auto-imunes. Mas existem algumas características que diferencia os problemas tireoidianos de outras doenças, como: aumento de peso, hipersensibilidade ao frio, pele seca, cabelo ressecado e fino, intestino preso e irregularidades do ciclo menstrual.

Se o hipotireoidismo for diagnosticado precocemente (como foi meu caso), os sinais físicos podem melhorar rapidamente com o tratamento hormonal substitutivo. Devemos lembrar que cada organismo é diferente, e não existe uma receita de cura (já que doenças auto-imunes não têm cura), e sim existem tratamentos que agem na melhora dos sintomas físicos.

Alguns sintomas físicos são clássicos no quadro de problemas na tiróide. É só ficar de olho quando mais de um dele aparecem e tendem a não sumirem sozinhos. Fique atento com: aumento de peso; cansaço crônico; depressão; dificuldade de concentração; lapsos de memória; pele ressecada; cabelos ásperos e quebradiços; constipação intestinal; anemia; dificuldade para engravidar e abortamentos; inchaço de tornozelos e face; colesterol elevado; dor e fraqueza muscular; dores nas juntas; sonolência.

E se eu for diagnosticada, como proceder?


Caso você consiga identificar esses sintomas procure um endocrinologista de confiança para realizar exames apropriados. O tratamento é para toda vida, você deve se educar para nunca esquecer de tomar seus medicamentos, e faça exames sanguíneos regularmente para medir o nível de T3 e T4 em seu organismo.

Os exercícios físicos ajudam a controlar o peso e melhorar as dores musculares. As dietas com base em fibras ajudam a controlar o intestino preguiçoso (eu ultimamente estou comendo o Activia, pelo menos para mim funcionou). Procure sempre ler qualquer coisa: livros, sites, jornais, faça palavra cruzadas, caça-palavras e outras atividades que estimule a memória para evitar os lapsos de esquecimento e a dificuldade de concentração, típica dessa doença.

Se o seu clico menstrual for irregular e você quiser ser mãe (como eu), terá que trabalhar em conjunto com sua ginecologista e sua endocrinologista. Elas (ou eles), juntos irão conseguir achar o melhor tratamento para a regularização do clico e do tratamento contra a infertilidade.

Existem alguns tratamentos mais, como eu poderia dizer, efetivos, sendo que nem todos os pacientes estão aptos a recebê-los. O iodo é um grande aliado no tratamento de problemas da tiróide, a ingestão regular de iodo, contido no sal de cozinha, por exemplo, evita a formação de bócio (que é o aumento da glândula tiroidiana). Mas esse tratamento deve ser monitorado por médicos. Eu, por exemplo, não posso fazer, pois sou alérgica a iodo, por isso serei dependente de remédios para o resto da vida.

E quem pode ter essa doença?


De acordo com o registro do Instituto de Endocrinologia, o hipotireoidismo, atinge principalmente mulheres. Nas mulheres acima 40 anos a indicação é de 10% de pacientes confirmadas, acima dos 60 anos é de 20%. As mulheres mais novas têm mais propensão a esse distúrbio, por isso, é tão importante o acompanhamento ginecológico o mais cedo possível para verificar qualquer modificação no corpo feminino.

Uma coisa importante de saber é: procure seu médico de confiança se tiver um ou mais dos sintomas citados. Não se automedique, pois os hormônios tireoidianos se usados, por exemplo, em simples regimes de emagrecimento pode trazer complicações, já que produzem maior queima dos músculos do que da gordura.

O tratamento do hipotireoidismo deve ser iniciado assim que o problema for diagnosticado. Não deixe para depois, pois quanto mais tarde descoberto, mais os sintomas físicos irão afetar sua vida. Também é importante também, avaliar as causas da doença. O médico irá proceder inicialmente uma bateria de exames para ter uma visão mais clara do seu quadro clinico e iniciar a bateria de reposição hormonal o quanto antes. Raramente a doença regride espontaneamente, devendo o hormônio ser tomado por toda a vida.

Zele por sua saúde. Ela está em suas mãos. Só você conhece seu corpo, e se acha que tem algo errado, procure um médico. Não tome medicamentos sem o conhecimento dele, pode ser perigoso e fatal. O que serve para seu amigo, pode não servir para você.





Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML