A relação terminou. E agora?

~ ~

Muitas mulheres ficam perdidas quando uma relação de longo período acaba. Seja por vontade dela mesma ou do parceiro, a separação é sempre uma coisa dolorosa, e necessita de um tempo para se recuperar antes de voltar ao "mercado amoroso".

Dependendo de como foi a relação que você teve, muitas sentirão alívio com o rompimento, outras poderão entrar em pânico, mesmo sabendo que a separação era a melhor opção. Mas aí vem a pergunta fatídica... Como continuar depois disso? Como sabemos que é a hora de voltarmos a ter relacionamentos? Antes de qualquer coisa, devemos saber que isso é algo muito pessoal, e que cada pessoa tem seu tempo.

Alguns terapeutas dizem que a melhor arma contra a depressão pós-rompimento é o autoconhecimento. Quando sabemos quem somos, o que queremos em todos os âmbitos da vida, é muito mais fácil seguir o caminho sozinha, e posteriormente, se preparar para outras relações. Isso porque a autoestima deve estar acima de qualquer coisa. Se o relacionamento acabou de forma negativa, nunca imponha a você a culpa total, pois em um relacionamento, qualquer problema que existe, é tudo dividido por dois, afinal a vida é de um casal e não de um individuo.

Começando a recomeçar


Mãos a obra, e ao amor, mas como fazer isso? Antes de qualquer coisa coloque sua autoestima lá em cima. Ame-se! Deseje-se! Faça algo estilo "Nazaré", da novela Senhora do Destino, fique de pé em frente ao espelho e diga bem alto: "Eu me amo. Eu sou linda. Eu sou poderosa!".

Pequenas palavras de autoconfiança vão melhorar, e muito, nesse recomeço. Espalhe pela casa bilhetinhos com metas pessoais: voltar para academia, iniciar uma dieta, organizar o computador, ligar para uma amiga, visitar um familiar, e por aí vai. E tente seguí-las.

No período de readaptação ao novo mundo de solteira procure conhecer seu espaço corporal. Descubra seu corpo, o que gosta de fazer, como gosta de ser tocada. Teste suas armas de sedução, não para “valer”, mas vale dar uma piscadinha para aquele gatinho no metrô, dar um sorriso para outro gatinho no shopping, etc. O negócio é se manter no mercado, mesmo que inativamente, enquanto está no processo de recompor.

Agora é hora de cuidar de você: corte o cabelo, pinte, mude, renove. Troque o guarda-roupa, faça aquela dieta que tanto queria. Entre na tão sonhada calça que antes só ficava olhando. Ame-se, antes de ser amada.

Não cometa os mesmo erros


Quando vamos em busca de novos parceiros, acabamos sem querer, procurando outro que tenha ou as mesmas características físicas ou até o mesmo temperamento. Fuja das igualdades dos exs e vá de encontro a pessoas iguais a você. E não me venha com essa que os opostos se atraem. Pode até se atrair por um tempo, mas depois com a convivência as diferença de gostos e temperamento acabam desgastando a relação a dois. Encontre parceiros que goste do que você goste, que curta o que você curta. Com certeza os momentos a dois serão muito mais proveitosos, do que você querer ir ao show do Roupa Nova e ele ir ao show do Sepultura, por exemplo.

Nessa nova fase você tem que lembrar que aprendeu a se amar primeiro e se o outro não respeitar você, é porque não merece estar ao seu lado. Não concorda? Então se tudo o que você faz é motivo para discussão comece a rever os conceitos básicos da relação: o que ele tem que me agrada tanto, e não "o que ele tem que me atrai tanto". A atração, quase sempre, é feita pelos os opostos, e como falei, um dia os opostos se chocam. Então porque não evitar isso nos próximos relacionamentos?

Estar de bem com você mesma reflete nas novas relações


Se você estiver com sua autoestima em dia, seu visual agradável para você e conhecer seu poder de sedução, decisão e opção, tudo isso será refletido nos novos relacionamentos. Se você se amar, o novo parceiro irá perceber isso, e saberá, sem dúvida, que você não será mais uma na lista de grandes romances dele. Então ou ele será sincero e dizer que não quer nada sério, ou poderá assumir de vez que você é a mulher que ele tanto procurou. No amor se não arriscar, não sabemos se dará certo, mas tudo tem uma forma correta de fazer isso não é?

As "três" fases de um rompimento


Quando nos separamos acabamos tornando nossa vida individual a mesma da rotina conjugal. Por esse motivo é comum ficarmos perdidas quando tudo isso acaba. Algumas pessoas dizem que quando um relacionamento longo é rompido passamos por três fases, assim como no luto.

Primeiro evitamos a todo custo falar do parceiro, do rompimento, das brigas e dos "porquês". Simplesmente nos isolamos. Geralmente é a pior fase. Muitas pessoas entram em depressão, se afastam de vez dos amigos, familiares, algumas chegam ao extremo de perderem o emprego. Mas como falei antes, isso é uma fase. Tente se controlar, porque como toda fase, vai passar.

Depois vem o momento da farra enlouquecida. Você acha que a liberdade é o máximo, que perdeu anos e anos ao lado de alguém que nunca te deu valor e que é hora de curtir tudo que não curtiu. É a famosa fase das festinhas, baladas, bebidas, beijos na boca, sexo casual e diversão. Mas lembre-se, é uma fase e vai passar. Por isso modere-se nesse momento para não se arrepender depois: não exagere na bebida, faça sexo só com camisinha (afinal você não quer pegar uma doença ou engravidar em pleno processo de reconstrução de vida não é?) e nunca deixe seus compromissos em segundo lugar, se divertir sim, mas a responsabilidade deve vir primeiro. Nunca falte o trabalho só porque ficou na farra a noite inteira, seu chefe não tem culpa dos seus problemas amorosos (a não ser que ele seja o ex, rs).

Na última fase, é como se fosse a aceitação no luto. Você começa a ter em mente o que realmente quer da sua vida. Começa a selecionar que tipo de amigo realmente te deixa para cima, começa a selecionar qual seria seu parceiro ideal, a decidir sua carreira profissional, etc. Depois que faz tudo isso você se dá conta que não está a fim de procurar ninguém, que não precisa de ninguém para ser feliz, ninguém além de você mesma. E justamente a hora em que quando menos você esperar alguém irá aparecer na sua vida, e será justamente aquela pessoa de acordo com seus sentimentos e desejos atuais.

Não atropele seus momentos


Não tente passar por cima de tudo como se não fosse nada. Não vá de um extremo ao outro, não fique feliz demais e sai por aí "pegando" todo mundo só porque está solteira, mas também não mergulhe na depressão total, afinal o ex não é o único homem no universo. Viva cada momento ao seu tempo, devagar e sempre respirando.

Recicle sua vida, suas ideias, seus ideais, seus pensamentos, sua forma de agir, seu corpo, sua mente, seu cabelo, suas roupas, enfim, recicle sua vida nesta fase. Quando o relacionamento acabar é a hora de você aprender a namorar você mesma. Se ame, saia com você, te leve para jantar naquele restaurante que sempre quis ir, vá ao cinema assistir o filme que tive vontade, fique em casa de meia no pé, camisolão velho, deitada no sofá comendo pipoca e assistindo DVD ou simplesmente te compre algo novo, se presenteie. Isso mesmo namore você.

Use o tempo do processe de separação, seja de casamento ou namoro, para curtir a mulher que você é, que nunca foi, mas que sempre gostaria de ter sido. Mude o visual, compre aquela roupa legal (mas não vá exagerar comprando roupas que não combinem com seu corpo, vá com calma, e bom senso), compre aquela joia que sempre quis e nunca teve tempo, nem dinheiro. Abra uma poupança, viaje, curta-se!

Depois de tudo isso, quando você menos esperar, alguém, muito especial, irá cruzar o seu caminho. Só que desta vez você está apaixonada por você, e não deixara ninguém ocupar o primeiro lugar em sua vida. Pelo menos eu espero né.






Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

3 comentários:

  1. Uau!! qnta dica.... parabéns excelente post

    ResponderExcluir
  2. É amigo aprendi um pouco entre o meu relacionamento passado e o atual. Mas como o atual anda mal das pernas, decide que, se for o caso de romper mesmo, vou namorar a mim mesmo primeiro!

    ResponderExcluir
  3. Isto que se fala garota, primeiro se ama para depois amar os outros neste ponto seja extremamente egoísta, eu sou assim e ñ sofro como antigamente.

    Beijin :)***

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML