Qual o anticoncepcional correto?

~ ~

A maior parte das mulheres no mundo inteiro usam o anticoncepcional somente como método de prevenção da gravidez, mas poucas sabem que eles ajudam, e muito, além disso. Mas nem por isso quer dizer que não pode fazer mal a sua saúde caso seja usado incorretamente ou que não seja especifico para o seu problema em particular.

Cólicas menstruais, irregularidades no ciclo, TPM, cistos e microcistos ovarianos, prevenção da endometriose e melhora da pele com acne. Esses são alguns dos benefícios que o anticoncepcional correto pode trazer para sua vida. Mas nem tudo são flores, se usado incorretamente, ou que não seja adequado ao seu quadro pode acarretar sérios problemas de saúde como o risco de trombose de membros inferiores (que pode evoluir para um edema grave no pulmão) e o AVC (acidente vascular encefálico). Esses problemas podem ocorrer principalmente em mulheres que possuem casos de varizes graves e nas fumantes.

A melhor coisa a se fazer é consultar seu ginecologista. Ele solicitará exames para verificar qual o melhor para você. Seus níveis hormonais devem ser avaliados para que não aja outro problema no futuro. Além de que, se tomar o anticoncepcional por conta própria, pode correr o risco de ter náuseas, dores de cabeça, vômitos e diarréia. Portanto, nada melhor do que consultar um especialista, não é?

Existe um anticoncepcional para cada tipo de mulher: adolescente, na pós- menopausa, gordinha, peludinha, magrinha, entre outras. Cada perfil indica um tipo de hormônio a ser tomado, e qual a dose indicada para cada uma. Por isso a importância de fazer exames prévios antes de iniciar esse tratamento.

Nunca, em hipótese alguma, saia comprando o mesmo anticoncepcional que sua irmã, mãe, vizinha, prima, colega de trabalho, etc. O que é bom para ela, mesmo tendo o mesmo perfil físico que o seu, necessariamente não será bom para você. Deve-se lembrar que, cada organismo é um organismo, todos temos nossas particularidades.

Já estou usando o meu anticoncepcional. E se eu esquecer de tomar um, vou engravidar?

Os médicos falam que quando esquecer um comprimido devemos tomar imediatamente assim que lembrarmos e no dia seguinte voltar a rotina do horário normal. Ficar sem tomar é pode acarretar em uma gravidez indesejada. Esqueceu? Ok! Lembrou? Tomou! Só não deixe o esquecimento virar rotina.

Caso você tenha problemas em lembrar de tomar comprimidos existem outras opções de métodos contraceptivos mais adequados. Você pode consultar seu especialista e escolher aquele que melhor se encaixa em seu perfil. Podem ser anticoncepcionais injetáveis mensais ou trimestrais, implantes subcutâneos, adesivos, anéis intravaginais e DIU hormonal. O melhor método deverá ser escolhido juntamente com seu ginecologista. Lembrando que nem todas as mulheres podem usar algum deles por quaisquer motivos que sejam.

E outra dica importante é: se realmente você quer prevenir uma gravidez, além do anticoncepcional peça ao seu parceiro para usar camisinha. Lembrando que os comprimidos não tem 100% de prevenção contra a concepção, e os preservativos ajudam, também, a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST).






Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML