Lágrimas, por que te quero?

~ ~

Todos nós choramos, inclusive vocês homens que estão lendo o FP neste momento. Mas afinal porque choramos? O choro ou lacrimejar é um efeito fisiológico de todos os seres humanos. O processo ocorre quando existe uma grande quantidade de lágrimas nos olhos e é geralmente ocasionado por um estado emocional alterado, na maioria das vezes nos casos de medo, tristeza, depressão, saudade, alegria exagerada, raiva, aflição, entre outras mais. Mas aí vem outra pergunta, porque as lágrimas são tão importantes para nosso organismo?

A lágrima, ou fluido lacrimal, é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais (do sistema lacrimal) nas pálpebras superiores do olho humano para lubrificar e limpar o olho. Quando a produção ocorre em demasia é quando acontece o choro. Mas a falta das lágrimas podem ocasionar vários problemas para os seres humanos, esses problemas são classificados como disfunções lacrimais. Uma das doenças que essas disfunções podem provocar, por exemplo, a Síndrome do Olho Seco, que causa um desconforto enorme na visão.

Mas o que pode causar esses problemas? Exposição em excesso a aparelho de ar condicionado, aquecedores, ventiladores e poluição podem contribuir para ressecar os olhos. Outra coisa que pode prejudicar a visão é o uso excessivo dos computadores, ficar muito tempo em frente a tela pode, a longo prazo, causar a Síndrome do Olho Seco. Alguns medicamentos também conseguem alterar tanto a qualidade quanto a quantidade da produção lacrimal.

Hoje no Brasil já é registrado que 15% da população sofre ou apresenta sinais de olhos secos. O uso incorreto de lentes de contato, queimaduras químicas, tiques nervosos também ajudam a secar as lágrimas.

Existe também uma doença crônica provocada pela diminuição de lágrimas, é a Síndrome de Sjögren, que tem como sintomas a boca e olhos secos, muitas vezes confundindo com a outra doença já citada. Os sintomas da Síndrome do Olho Seco são sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos. A única coisa que diferencia uma da outra é a boca ressacada na Síndrome de Sjögren.

Mas se você pensa que só a falta das lágrimas é que provoca problema está muito enganado, o excesso de lágrima está classificado nas disfunções lacrimais pela modificação da qualidade das lágrimas produzidas. Isso porque quando uma lágrima não é de boa qualidade é tendência do organismo é produzir em maio quantidade para tentar eliminar esse "problema" do corpo.

Em qualquer dois casos essas disfunções pode ser leves e gerar somente desconforto, mas em casos mais graves pode trazer consequências sérias, como lesões definitivas na córnea ou até perfurações oculares. Nenhuma dessas doenças tem cura, mas pode ser controlada, por isso a ida urgente ao oftalmologista quando notado algum dos sintomas é a melhor opção. Quanto mais cedo tratado o problema melhor resposta ao tratamento o paciente terá.

O tratamento pode variar de aplicação local de colírios ou gel, higiene das pálpebras e até dieta alimentar para estimular a produção de lágrimas. Nos casos mais graves é necessário uma intervenção cirúrgica e tratamento com medicamentos anti-inflamatórios. Os médicos oftalmologistas indicam que para evitar esses problemas no futuro devemos piscar bastante, evitar a exposição excessiva a ar condicionado, ventiladores, fumaça e poluição. E sempre que possível, usar um umidificador de ar para limpar o ambiente.

E você, já chorou hoje?




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML