Horário de verão e você

~ ~

Uns vibrando de alegria, outros chorando de tristeza. Não adianta brigar, reclamar, xingar que ele vem você querendo ou não. Isto mesmo, o horário de verão chega todos os anos para felicidade de uns e agonias de outros mais. Mas nisso pergunto: "como fazer seu corpo se adaptar a essas mudanças cronológicas?".

As mudanças de horário não ficam somente no troca-troca do relógio, vai muito além do que simplesmente adiantar ou atrasar os ponteiros. Seu corpo fica completamente modificado, afinal você tem uma rotina e quando ocorre essa mudança no horário oficial ainda leva um tempo para as adptações corporais.

Mas porque afinal isso acontece? Essa irritação comum que ocorre com a maior parte das pessoas, acontece porque o nosso organismo também possui um relógio, o biológico. Ele determina nossos tempos naturais: comer, dormir, tomar banho, lazer, trabalho, etc. E quando essa rotina é rompida ele ainda demora a processar que deve mudar para poder continuar no ritmo.

Algumas pessoas se acostumam logo com as mudanças, mas existem aqueles que quando começam a se acostumar já está na hora de trocar os ponteiros novamente. Segundo os médicos, a maior parte da população consegue se ajustar em até 48 horas após o início do horário de verão, mas comumente o máximo esperando é de cerca de uma semana. Não se assuste se você achar que está demorando muito para se adaptar.

Enquanto o corpo não se adapta ocorrem mudanças, não só físicas, como de humor, o corpo começa a expressas sensação de cansaço fora de hora, pessoas começam a ter crises de insonia ou sono excessivo, perdem ou aumentam o apetite e por aí vai. Mas como fazer esse processo ser mais confortável?

Não existe uma palavrinha ou formula mágica que possa resolver qualquer desconforto dessa situação, mas vale a pena se antenar em algumas diquinhas. Afinal essa época acontece todos os anos e nada melhor do que já incluir na agenda algumas coisinhas para melhorar sua adaptação.

No dia da mudança de horário procure ir para a cama no mesmo horário costumeiro, mesmo que o indique que é outra hora. Se você costumava deitar-se as 22h, mesmo com uma hora a mais ou menos, quando o relógio der 22h vá para a cama.

Tome um banho, de preferência morno antes de dormir. A água em temperatura temperada ajuda o corpo relaxar mais facilmente. Na hora das refeições faça o mesmo que a hora de dormir, não troque seus horários. Se você almoça ao meio dia continue fazendo isso pontualmente, mesmo que seu corpo diga que são 10 da manhã.

No dia da mudança evite fumar antes de dormir, consumir bebidas alcoólicas, chás e medicamentos estimulantes. Se for fazer uma refeição antes de deitar opte por líquidos, como água, sucos de fruta, chá calmantes, e na hora do jantar, na noite fatídica troque o prato pesado por alimentos leves, como saladas ou sopas frias. Assim seu corpo não irá se sentir pesado durante o sono.

Procure seguir essa rotina de mudança por pelo menos três dias seguidos, e você notará a diferença que seu corpo irá sentir no restante do horário de verão.




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML