Outubro: mês da luta contra o câncer!

~ ~

O movimento Outubro Rosa surgiu há 10 anos na Califórnia – EUA. Esse mês foi escolhido para a luta, não só do câncer de mama, como da maioria dos cânceres, principalmente os femininos.

Esse é um esforço mundial de conscientização e cada um pode ajudar como puder. Seja conversando com uma amiga, indicando locais para exames gratuitos ou mais baratos, ou até fazendo um pequeno post em seu blog falando sobre assunto. O importante é contruibir seja de que forma for.

Na minha família tivemos uma perda, por isso sei muito bem o que é lutar contra esse inimigo invisível que assombra homens e mulheres todos os dias. Minha avó, que nunca teve uma gripe sequer em mais de 60 anos de vida, faltando pouco para completar seu 70 ela foi diagnostica com CA da mama esquerda. Se submeteu a uma mastectomia total, com retirada também dos nódulos da axila, e seguiu o tratamento com químio e rádio terapia durante algum tempo. Ela ainda ficou em nossas vidas por mais 10 anos quanto entrou no que é chamado de remissão (a suposta cura do câncer). Anos depois metástases foram constatadas na sua região pulmonar, e infelizmente em novembro de 1998, ela partiu, deixando saudade, mas um grande ensinamento: nos cuidar sempre!

No Brasil diversos eventos são programados para colorir as cidades de cor-de-rosa e informar as mulheres brasileiras a importância da mamografia periódica a todas que já passaram dos 40. Mas isso não quer dizer que as mais novas devem ficar de braços cruzados. O auto-exame e exames de ultrassonagrafias são indicados para as novatas. O a mamografia pode detectar um tumor ainda em fase inicial possibilitando a cura em até 95% dos casos.

As principais capitais brasileiras irão entrar nessa luta. No Rio de Janeiro o Cristo será iluminado com a cor da campanha. Em São Paulo, na Rua Oscar Freire, as lojas e escritórios serão iluminados em tons de rosa. Vale de tudo: desde decorar seu carro, até usar uma simples fitinha, seja no cabelo, na roupa ou em um acessório.

O importante é conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença. Mas devemos deixar bem claro que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento. Somente unidos vamos conseguir vencer o câncer de mama.

Você também pode participar, veja como:

  • Promova ações no seu bairro. Use a criatividade. Faça reuniões com as amigas e converse sobre o tema.
  • Faça panfletos ou pegue-os prontos nos postos de saúde e distribua para familiares e transeuntes pela cidade.
  • Empresários podem usar a cor rosa como tema do mês e organizar palestras para seus funcionários.
  • Espalhe banners ou cartazes em lojas, escolas e vias públicas.
  • Modifique seu site. Mude a cor, faça um post especial, dê dicas, depoimentos, etc. Vale tudo.
  • As escolas podem organizar palestras, oficinas e seminários sobre o tema. Os professores também podem sugerir aos alunos para realizarem trabalhos em torno do tema.
  • Distribuir flores cor-de-rosa também vale. Seja rosa, margarida ou qualquer outra.
  • Envolva-se com ações voluntárias em hospitais especializados em oncologia. Às vezes uma simples visita, leitura de livro ou bate-papo pode mudar o dia-a-dia de um paciente com câncer. Seja um voluntário.

Qualquer ação é bem-vinda, mas deve estar sempre acompanhada da informação sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Você pode fazer a diferença!






Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML