Depressão: mal do século XXI?

~ ~

Assustadoramente o número de pessoas assumidamente depressivas está aumentando a cada dia. Com o turbilhão de problemas diários, casa, trabalho, filhos, dívidas, etc, cada vez mais homens e mulheres estão chegando ao ápice do seu esgotamento nervoso, e muitos nem notam isso.

Na última pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2007, mais de 30% da população mundial já sofre desse mal que é considerado o maior vilão do século XXI. A depressão é só a porta de entrada de problemas como hipertensão, obesidade, anorexia nervosa, bulimia, alguns tipos de câncer e até problemas cardiovasculares.

Muitas pessoas deprimidas nem sabem que estão sofrendo desse mal. A maior parte delas continua vivendo como se nada tivesse ocorrendo, dando sinal de pequenas quedas no humor. Algumas pessoas ainda classificam essas pessoas como preguiçosas ou de caráter duvidoso, e na verdade eles só estão em um estado depressivo, que em algumas pessoas pode gerar um estado que vai do humor elevado ao melancolismo sem razão, e até ao isolamento e agressividade.

A depressão pode ser explicada clinicamente. O nosso corpo produz comumente vários hormônios que são responsáveis por nos manter em ordem física e mentalmente, quando elevamos nosso nível de estresse ao máximo pode ocorrer um defeito em nossos neurotransmissores e como eles são os responsáveis pela produção desses hormônios reguladores, principalmente a serotonina e endorfina (que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar), o organismo simplesmente se defende entrando em choque total, tanto em forma de raiva quando em forma de preguiça.

Essa é uma das maneiras do corpo avisar a você que está com problemas e que precisa de atenção especial. Quando perceber que não está sendo o mesmo, realizando atividades que sempre fez de maneira desleixada, não tendo mais interesse sexual, desânimo ou uma simples falta de energia para fazer atividades simples do dia-a-dia, é porque está na hora de dar um freio e ir mais devagar. Algo está errado e você precisa se cuidar!

Os psiquiatras e psicanalistas dizem que pelo menos uma em cada cinco pessoas irá experimentar algum momento depressivo em sua vida. Essas fases de mudança de humor, na maioria das vezes, é normal e passageira, mas devemos lembrar que a depressão é um evento de distúrbio químico e deve ser tratada com cautela e atenção. Remédios podem ajudar, mas somente sob orientação médica. Acima de tudo a melhor coisa é falar do problema com alguém. Procure perto de sua cidade uma Universidade ou Faculdade que possuam serviços de terapia em grupo e individual com preços acessíveis, e até gratuitas.

A depressão não escolhe idade, cor, classe social ou econômica, por isso, cuide de você, pois ninguém mais cuidará. Para ajudar outra pessoa, primeiro devemos estar de bem com a gente mesmo.




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML