Qual a chapinha certa?

~ ~

Antigamente deixar os cabelos sempre lisos era uma verdadeira maratona. No tempo da vovó as mulheres literalmente passavam o cabelo a ferro. Isso mesmo, elas lavavam as madeixas e emplastavam os fios com o chamado creme rinse. Depois de muito enxágue era só sentar em uma cadeira próxima a tábua de passar roupa, jogar os cabelos secos sobre ela e voilá, esticá-los com os ferros a base de carvão. É verdade... Minha mãe fazia isso.



Lá pelos anos 60 começou a era da escovação. Era um tal de puxa daqui, repuxa de lá até que os fios ficassem lisos ao extremo. E aja laquê para manter o bicho no lugar. Isso durou até o inicio dos anos 90 quando as chapinhas começaram uma revolução silenciosa dentro e fora dos salões de cabeleireiros.

As primeiras chapinhas lançadas deixam os cabelos lisos demais, para não dizer boi-lambeu, só que totalmente arrepiados. E aí dá-lhe produtos antifriss. Era tanto produto na cabeça que realmente os cabelos chapados começavam a ficar ressacados mesmo sendo considerado do tipo normal, imagine então os crespos e encaracolados.

Hoje em dia a tecnologia se uniu a beleza feminina de vez. Os aparelhos atuais prometem desde proteção e brilho até recuperação da força dos cabelos. Antes, era necessária sempre uma pré-escovação das madeixas, hoje com tanta evolução, tem chapinha que promete um efeito autobrilho duradouro sem a necessidade de secá-los previamente.

A maior parte dos aparelhos disponíveis no mercado a venda hoje chegam a temperatura ideal em 30 segundos. Os cabeleireiros dizem que as melhores são as que possuem termostato, pois assim você pode direcionar a quantidade certa de calor para o seu tipo de cabelo e condição ambiente. Os modelos de cerâmica servem para neutralizar a eletricidade, e aqueles que emitam íons negativos são próprios para selar a cutícula e potencializar a penetração dos produtos de hidratação.

Para não errar nunca, e nem queimar o couro cabeludo, mantenha sempre a temperatura controlada. Se você quer usar para ajudar a hidratação os especialistas dizem que a temperatura ideal é entre 90º e 120ºC. Já para dar uma textura e manter o brilho, deixe o aparelho entre 180º e 220ºC. Mas se o que você quer é modelar seus cachos, por exemplo, o melhor é a temperatura baixa, entre os 60º e 90ºC.

Para proteger bem os fios é bom sempre usar um produtor conhecido como pré-chapinha. Por mais tecnologia que tenhamos, é sempre bom deixar os cabelos hidratados e protegidos. A maioria desses produtos vem em forma de spray, é só espalhar um pouco nas mãos e passar nos fios antes de usar o aparelho. Esse procedimento é indicado principalmente para quem, como eu, utiliza técnicas que contenham produtos químicos, como relaxantes, alisantes ou tinturas, para evitar o ressacamento dos fios e pontas.

Antes de usar qualquer produto faça o teste antialérgico na parte interior do cotovelo ou atrás da orelha. Essas partes são sensíveis e caso ocorra alguma alteração, não utilize os produtos. Se achar melhor, ou ficar com medo, procure um profissional. Afinal, devemos ter nossos cabelos lindos sempre, mas com saúde para ele e para nós, não é?

E você, que tipo de chapinha prefere?




Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML