E o medo era da invasão orkutiana...

~ ~


Há bem pouco tempo atrás o pessoal do Twitter entrou em uma chamada "síndrome do pânico" por conta da possível invasão do pessoal do orkut lá no microbloggin. Gerou discussão, tema pautado nos blogs, debates fervorosos no próprio twitter... E nada ocorreu.

Tudo isso foi por conta da disseminação da informação da nova rede social nos grandes canais de comunicação, como tv e revistas famosas. Claro que algumas pessoas do orkut acabaram migrando para o mundo viciante dos 140 caracteres, mas não foi tão assustador como a invasão dos famosos e semi-famosos brasileiros.

Mas o que isto quer dizer? Fácil... Pense comigo... É verdade que alguns famosos já andavam pelo twitter desde do começinho de seus aparecimento aqui no Brasil, podemos citar a jornalista Rosana Hermman (@rosana), o apresentador Marcelo Tas (@marcelotas) e o cantor Leo Jaime (@LeoJaime), mas nada foi tão devastador quanto o que veio depois. Uma invasão, literal, de artistas de todos os âmbitos, incluindo "nossos artistas" de Brasília, começaram a surgir como praga, sem nenhum controle.

E aí li e ouvi muita pessoa criticando, resmungando, reclamando, etc. Não é de todo ruim. Afinal lá a maioria dos artistas usa o twitter para se aproximar de seu público e são tratados, e tratam todos muito bem. Mas no Brasil a coisa é meio diferente. Mas porquê? Porque o brasileiro tem a mania de criticar tudo. Tudo irrita o modo brazuca de ser. Brasileiro adora criticar e apontar o dedo. É fato!

Eu lembro quando eu entrei lá no twitter e nos divertíamos com os fakes dos artistas, a maioria respeitosa e caricata, quando soltavam bordões ou agendas dos mesmos, que eram divulgadas em seus sites e blogs pessoais, como se fossem eles, e adorávamos. Até que alguns começaram a xingar, ofender e atacar outras pessoas, artistas ou não, de forma leviana que levou a primeira onda do entra-entra de artistas na rede para se defender do fake. Esse foi o caso, por exemplo, do vocalista dos Detonautas, Tico Santa Cruz (@Ticostacruz), que entrou no twitter depois de saber que um de seus fakes xingava todo mundo. E conseguiu fazer com o tal "fantasma" sumisse de vez da rede.

Ainda nos divertimos com alguns fakes, como Vitor Fasano, Renato Gaúcho, Nair Belo, etc. São brincadeiras saudáveis e engraçadas. Mas a onda do "vamu invadir geral" começou depois do Fantástico ter apresentado uma matéria falando sobre a nova mania da Internet, pronto, bastou para todos quererem aderir. Digamos que a até certo ponto foi legal, mas tem umas coisas que rola por lá que irritam qualquer mortal.

A primeira confusão "twittal" começou quando Júnior Lima (@Junior_Lima), ex-Sandy e Júnior, entrou para a rede e se juntou com um grupo de amigos criando um perfil nomeado de Piratas do Twitter e "tentou" monopolizar o twitter para que a tag #foraSarney chegasse ao topo do Trending Topics geral do microbloggin. Conseguiu e acabou virando uma criancice sem tamanho. O besteirol estava armado e ninguém mais segurava esse "povão".

Claro, que existem famosos que vale a pena seguir, afinal eles tem assunto interessante e papo gostoso e inteligente de se ler. Eu pelo menos, amo seguir a Astrid Fontenelle (@astridfontenell), a Joyce Pascowitch (@JoycePascowitch), o jornalista Fred Navarro (@frednavarro), a escritora Ailin Aleixo (@AilinAleixo), o ex-BBB Marcelo Arantes (@dr_marcelo), o jornalista Maurício Stycer (@mauriciostycer), o Tico Santa Cruz (@Ticostacruz), a Rosana Hermman (@rosana) e o Leo Jaime (@LeoJaime) Para mim eles são exemplo de pessoas inteligentes e verdadeiramente comunicativas, sendo famosas, ou não. Eles têm conteúdo e nos fazem pensar, assim como muitos não-famosos, que também sigo e amo seguir.

Uma figurinha que é ótima de seguir, e me divirto, é a Luciana Gimenez (@lulusuperpop). O que eu gosto nela é que a bichinha é autentica! Ela erra e diz: "Sorry! Como é que se escreve mesmo?" ou tipo "O que significa isso?". Gosto de pessoas assumem que erram, mas que tentam aprender com o erro. Porque falei da Lu? Fácil... Esses dias temos sido bombardeados com o pitti da Xuxa (@xuxameneghel) quando alguém criticou porque sua filha-princesa-rainha-mirim escreveu uma palavra em português errada em seu twitter.


Além do excesso de tweets falando sobre o assunto, vídeos de fãs irritados e espaço em várias mídias diferentes, o que mais me irritou foi a desculpa (desculpem-me os fãs lunáticos da loira) esfarrapada que ela deu para o fato: "Para quem não sabe, minha filha foi alfabetizada em inglês. Vou pensar muito em colocá-la para falar com vocês, ela não merece ouvir certas m…". Peralá!!! Xuxa... Eu acho até legal sua filha poder, e ter, condições de estudar em uma escola de língua inglesa, mas devemos lembrar que a nossa língua-mãe é o Português.

Usar como desculpa que a filha estuda em uma escola onde a língua falada não é a do país onde ela nasceu e vive é simplesmente ridículo, infantil e imaturo. Como tinha falado da Luciana Gimenez antes, a Lu passou praticamente a vida inteira dela lá fora e o português não foi uma língua da qual ela não praticava diariamente, e agora novamente no Brasil, sempre pede desculpas quando erra. Ela faz isso porque ela sabe que a língua pátria dela é o Português-Brasil e ponto final. Usar o tipo de educação "exclusiva" e minoritária que a princesa Sasha tem, não é desculpa para qualquer coisa que seja.

Como li a Preta Gil (@PretaMaria) dizendo hoje no twitter, a Xuxa viveu a vida inteira na redoma de vidro que era o castelo dela e quando tentou se misturar com os plebeus não tinha maturidade para lidar com a ‘realidade’. Ela vive em um mundo isolado e está criando sua filha da mesma maneira. Não era difícil de se imaginar que Xuxa entrando no mundo da Twittosfera ia dar nisso. Ela não sabe se comportar como alguém comum, ordinário, normal... Ela só sabe lidar com pessoas famosas, interesseiras e julgadoras.


Sim!Interesseiras. Ou alguém acha que a maior parte das pessoas que se dizem amigos de verdade dela são amigos mesmo? Ela vive em um mundo de conto de fadas e está cercada por gente de fábulas o tempo todo.

Só não concordo com uma coisa que a Preta falou. Ela disse que o BLOCK é a tendência do twitter. Discordo. O block é uma ferramenta para aqueles que já tem uma maturidade no mundo virtual poder saber peneirar muito bem o que quer ou não assimilar. Antes dele existe uma coisa chamada UNFOLLOW. Não quer ler o que outro escreve? Para de acompanhá-lo no twitter. Acompanha para que então?


Eu sei que nessa história, onde antes tínhamos medo dos orkutianos, hoje estamos ficando assustado com os famosos. Não que eles tenham que ser "super inteligentes", nunca errar o português, escrever sempre de bom humor... Não é isso... Mas nos assustamos é que eles queiram viver até no mundo virtual da mesma forma fantasiosa que a fama os faz viver no mundo real. Acontecimentos assim são simplesmente lamentáveis...

Famosos ou não, temos que aprender que na Internet, assim como na vida existem regras e etiquetas a seguir. Antes de irmos a algum lugar procuramos estudá-lo, antes de falarmos com alguém procuramos conhecê-los, então é obvio que se quer iniciar sua vida no mundo da web 2.0, primeiro tente saber o que pode, o que é certo, o que é errado e como se deve fazer algo. Para chegar, sentar e fazer besteira continuem assistindo tv ou lendo um livro, ora.




Obs: A primeira imagem pertence ao blog Contraditorium



Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Achei muito bom mesmo. essa mania de Twitter e orkut e tudo mais, virou uam mania mundial e incontrolável. Eu particularmente, não gosto de nada disso, e a única coisa que tenho fora meu blog é o msn para estra em contato com amigos e familiares do Brasil porque moro fora.E basta! mas para aqueles que gostam, tem que aprender a se realacionar de uma forma saudável e correta com as pessoas, sejam elas famosa ou não.
    Também não gostei do que a Xuxa falou de resposta, muita arrogância no meu ponto de vista.

    Beijos e espero mais posts. Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. É Deborah.. Quem entrar nesses programas e redes tem que saber como utilizar, porque depois não adianta vir com a desculpa de 'não sabia usar', até porque hoje a maior partes dos amigos dos amigos usam, então o que custa perguntar como se comportar não é?

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML