Câncer de colo do útero: Previna-se!

~ ~
Por Renata De Grande – do site: Atmosfera Feminina

Um fantasma que assombra a vida das mulheres de todas as idades é o câncer de colo de útero. Em especial, aquelas que possuem hábitos que contribuem com o aumento do risco em desenvolver este tipo de câncer, como, por exemplo, ter vários parceiros sexuais, não usar preservativos durante a relação, fumar, utilizar anticoncepcionais de alta dosagem a longo prazo ou manter higiene íntima inadequada. Essas questões estão diretamente relacionadas às causas da doença, de acordo com estudos realizados pelo Instituto de Nacional do Câncer (INCA).

O câncer de colo de útero é o mais comum entre as brasileiras, representando quase 25% de todos os tipos diagnosticados entre as pacientes. Em mais de 90% dos casos, o HPV (papiloma vírus humano) está presente nos tumores e é um fator muito importante no desenvolvimento do câncer. O HPV entra em contato com a pele na região genital durante a relação sexual e acontece a transmissão. Existem diversos tipos de HPV e, dependendo de sua classificação, pode ser facilmente expulso do organismo pelos próprios anticorpos. Mas dependendo do nível em que se classifica o vírus, o sistema imunológico não consegue se defender de forma eficaz.

Por isso a importância de sempre usar preservativos nas relações e fazer exames preventivos a cada ano, já que a relação sexual não é o único fator de risco para o câncer de colo de útero. Primeiras gestações precoces, múltiplos parceiros e falta de cuidados básicos com a saúde podem se tornar fatores de risco associados diretamente ao aparecimento da doença, que tem diversos estágios e complexidades. Não deixe de fazer visitas periódicas ao ginecologista e tire todas as suas dúvidas com seu médico de confiança.

Fatores de riscos:

- Múltiplos parceiros sexuais;
- Falta do uso de preservativos nas relações;
- Tabagismo;
- Higiene íntima inadequada ou ausência dela;
- Primeira gravidez precoce;

Exame preventivo

É por meio do exame de Papanicolau que o material é coletado do colo do útero, analisado e diagnosticado. Caso seja confirmada a presença de tumores, exames complementares específicos são necessários. Mulheres que têm vida sexual ativa devem realizar o exame periodicamente.

Sintomas

É importantíssima a realização do Papanicolau porque, muitas vezes, não existem sintomas na fase inicial da doença. Já em estágios mais avançados, há a possibilidade de sangramento e dores na região do abdômen.

Tratamento

O processo depende do estágio em que se encontra a doença, informações específicas sobre tumores e os resultados de todos os exames específicos de cada paciente. Dependendo do diagnóstico e em que fase o mesmo acontece, existe a necessidade de biópsia, cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.







Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

6 comentários:

  1. Isso ae, não se descuidem!
    Outro assunto que não pode ser esquecido é o câncer de mama, embora a idade pra começar os exames periódicos de mamografia é depois dos 40 anos,"particularmente acho mto tarde" toda mulher deve ter em mente que o risco é mais comum q se imagina e, se tem histórico na familia é melhor falar com seu médico e agilizar uns exames.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Tina. Minha avó faleceu por conta de um CA de mama. Muitas mulheres deixam de fazer o exame em casa. Mas mesmo assim as visitas aos médicos, após a iniciação sexual da mulher deveria ser regular, pelo menos de 6 em 6 meses. Eu faço isso desde os 14 anos, muito antes de inicial minha vida sexual. Até por conta dos problemas pré-existentes na família. Sempre é bom prevenir, não é?

    Obrigada por sua visita e comentário!

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Sei que pelas normas do site não se tira dúvidas, mas se alguém souber eu agradeço, afinal blogs são para desenvolver relacionamentos entre pessoas, obrigado. Gostaria de saber com quanto tempo após a contração se desenvolve o HPV para câncer, pois tive relações com minha namorada um ano e depois ficamos uma ano e meio sem nos vermos e neste período o câncer se manifestou digamos um ano depois que ficamos distantes um do outro, a minha dúvida é se foi contraída por contato comigo ou com outros parceiros.

    ResponderExcluir
  4. Olá Robson!
    Antes de tudo, obrigada por sua visita ao FP. Bem como você mesmo falou, não é que eu não queira responder dúvidas. O problema é que o FP fala de muitos assuntos relacionado ao mundo feminino. Eu, sou apenas uma jornalista e blogueira, não entendo de assuntos médicos.

    O melhor para o caso de vocês seria procurar orientação médica. Converse com os médicos sobre tratamentos e transmissões. Os dados que eu forneci foram dados distribuidos em folhetos e nos sites de saúde pelo Brasil, depois de alguma pesquisa ok.

    A melhor orientação que você possa ter é conversando com o médico de vocês. Boa sorte, melhores e muito amor para vocês dois!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde.
    Meu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
    Há Algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso, pois

    minha tia estava bastante desanimada a abatida e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar e me mostrar

    bem perante ela, para nunca desanima-la do tratamento do Câncer de Colo Uterino.
    Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer de

    Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a minha tia com seu caso, tendo muito apoio e ajuda com

    tudo que precisei.
    Quem quiser acessar e dar uma olhada:
    www.cliquecontraocancer.com.br

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML