Porque o Dia dos Namorados é 12 de junho?

~ ~
Na maior parte do mundo esse dia é comemorado em 14 de fevereiro, dia de São Valentino, um santo devotado à ideia do amor. Na verdade, existem dois santos "Valentino". Um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição aos cristãos.

Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família, e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha. Essa história criou tanta polêmica, que o imperador foi capaz de ditar uma lei proibindo o casamento. Padre Valentino, então, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.

O outro São Valentino também viveu na Roma Antiga. Ele levava uma vida simples e adorava as crianças. Um dia, ele foi jogado na prisão por se recusar a adorar os deuses romanos. Pela lenda, dizia-se que as crianças escreviam bilhetinhos de amor para ele, jogando-os pela janela da cela. Mesmo não tendo nenhum registro histórico disso, estes podem ser considerados os primeiros cartões do "dia dos namorados".

Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentim (Valentine's Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o Dia dos Namorados ou Dia do Amor.

A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper. Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: "Não é só de beijos que se prova o amor".



A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.

Nessa data, os casais saem para trocar presentes e comemorar. Alguns levam seus amados para um jantar romântico ou simplesmente a um passeio no cinema. Outros preferem encher o amado de presente, cartões, bombons, etc. Existem várias formas de comemorar o Dia dos Namorados, o importante é usar a criatividade e o romantismo!

Apesar do que muitos dizem, o romantismo não morreu. Só adormeceu. Portanto, desperte seu lado romântico e pense em algo bem especial para a próxima sexta-feira. E lembre-se, não precisa ser dia 14 de fevereiro ou 12 de junho para dizer a alguém que você o ama. Diga isso todos os dias! Vale a pena e fez bem para alma!



Inscreva-se para receber atualizações!




Compartilhe esse Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.

Não serão aprovados comentários:
* com ofensas, palavrões ou ameaças;
* que não sejam relacionados ao tema do post
* com pedidos de parceria;
* com excesso de miguxês CAIXA ALTA, mimimis ou erros grosseiros de ortografia;
* sem e-mails para resposta ou perfis desbloqueados;
* citar nome de terceiros em relação à apologias, crimes ou afirmações parecidas;
* com SPAM ou propaganda de blogs.

Importante:
* Diferença de opinião? Me envie um e-mail e vamos conversar educadamente.
* Parceria somente por e-mail.
* Dúvidas? consulte o Google!

Obrigada por sua visita e comentário. Volte sempre!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de sua autora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML